Projeto de legado Olímpico leva dez jovens brasileiros ao Catar
Comitê Olímpico do Catar firma parcerias, promove competição de atletismo e seleciona dez jovens promissores para temporada de treinos
Comitê Olímpico do Catar firma parcerias, promove competição de atletismo e seleciona dez jovens promissores para temporada de treinos
Mutaz Barshim, ex-aluno da Aspire Academy e esperança de dar ao catar seu primeiro ouro Olímpio
Cerca de 200 jovens atletas que estudam em escolas públicas do Rio de Janeiro terão uma oportunidade única neste domingo (22). O projeto Shine, competição de atletismo organizada pela Federação de Atletismo do Rio de Janeiro e pelo Comitê Olímpico do Catar (QOC), vai selecionar dez atletas para uma temporada de treinos no país árabe. A iniciativa é parte do projeto de legado Olímpico dos Jogos Rio 2016.
A ideia é selecionar, entre os cerca de 200 participantes, os dez atletas mais promissores. Eles terão a oportunidade de treinar nas modernas instalações da Aspire Academy for Sporting Excellence, em Doha, no Catar, com técnicos especializados e apoio no ramo de ciências do esporte.
“Nós acreditamos no poder que o esporte tem de mudar vidas. Estamos determinados a entender e aproveitar a oportunidade que o Rio 2016 traz de entregar um verdadeiro legado para os jovens atletas brasileiros”, afirma o Dr, Thani Al Kuwari, secretário-geral do Comitê Olímpico do Catar.
Arnaldo Oliveira com atletas do Futuro Olímpico (Foto: Divulgação)
O projeto é parte da parceria entre o QOC, a Aspire Academy e o projeto social Futuro Olímpico, criado pelo medalhista Olímpico Arnaldo Oliveira, bronze no revezamento 4x100m nos Jogos Atlanta 1996. “Fico muito feliz em ver que os Jogos Rio 2016 proporcionam uma oportunidade para o Brasil e o Catar unirem esforços em apoio ao desenvolvimento de jovens atletas que talvez não tivessem uma chance como essa no futuro”, diz Arnaldo Oliveira.
Durante os Jogos, o Catar é um dos países que montarão uma casa temática no Rio de Janeiro. Na caso, terá como sede a Casa Daros, em Botafogo, antigo museu e patrimônio histórico que será transformado em um espaço para apresentar a cultura do país árabe, através da gastronomia, da música, da arte e do esporte.
Para visitar o local, o público deverá adquirir um ingresso, sendo que toda a renda será doada ao Futuro Olímpico, como forma de estreitar ainda mais a relação do QOC com o projeto.
Não fez o cadastro para comprar os ingressos do basquetebol no Rio 2016? Acesse a página.