Presidente do IPC, Sir Philip Craven participa de viagem inaugural de trem do Celebra
Em ação do programa de cultura do Rio 2016, composição unifica os valores dos Jogos Paralímpicos a trechos da literatura brasileira e imagens de atletas
Em ação do programa de cultura do Rio 2016, composição unifica os valores dos Jogos Paralímpicos a trechos da literatura brasileira e imagens de atletas
Sir Philip Craven participou da viagem inaugural do trem da literatura Celebra, do ramal Deodoro da Supervia (Alex Ferro/Rio 2016)
O trem da Literatura do Celebra - Programa de Cultura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 - começou a circular nesta sexta-feira (11) no ramal Deodoro da Supervia. É o primeiro de cinco trens que irão "transportar" as mensagens do Celebra. A viagem inaugural da composição teve um passageiro ilustre: o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Sir Philip Craven, que fez o percurso de ida e volta entre a Central do Brasil e o Maracanã.
O trem da Literatura unifica os valores dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 a trechos de grandes obras brasileiras. Frases e poemas de Machado de Assis e José de Alencar estão adesivados nas partes interna e externa da composição. Há também imagens de atletas Paralímpicos brasileiros, como Maciel Santos (bocha), Raissa Machado, Felipe Gomes (ambos do atletismo), Talisson Glock (natação), Ricardinho (futebol de 5) e Natália Mayara (tênis em cadeira de rodas).
Na passagem pelo Brasil - que incluiu ainda uma visita, na quinta-feira (10), ao novo Centro de Treinamento dos atletas Paralímpicos brasileiros, em São Paulo - sir Craven também falou sobre sua expectativa para a cobertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 pela televisão.
“Teremos cobertura televisiva como nunca antes. Daqui do Rio vamos inspirar e animar o mundo inteiro (para os Jogos Paralímpicos)”, disse o dirigente, que disputou cinco edições dos Jogos no basquetebol em cadeira de rodas.