Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Prefeitura do Rio lança projeto para melhorar acessibilidade da cidade

Por Rio 2016

Rotas Acessíveis, legado dos Jogos Rio 2016, prevê mudanças em vários pontos turísticos da cidade, como Pão de Açucar e Corcovado

Prefeitura do Rio lança projeto para melhorar acessibilidade da cidade

Atletas Paralímpicos acompanharam o lançamento do Projeto Rotas Acessíveis (Ricardo Cassiano/Prefeitura do Rio)

A Prefeitura do Rio anunciou nesta terça-feira (15), no Palácio da Cidade, o Projeto Rotas Acessíveis, que vai facilitar a mobilidade nos dez principais pontos turísticos da cidade. Serão 4.000 m² de calçadas acessíveis e 5.831 m² de pavimento em concreto na entrada dos principais cartões-postais cariocas: Pão de Açúcar, Praça XV, Paço Imperial, Cinelândia, Praia de Copacabana, Praia da Barra da Tijuca, Corcovado, Jardim Botânico, Vista Chinesa e Mesa do Imperador. O objetivo é preparar a cidade-sede dos Jogos Rio 2016 para receber os atletas e também melhorar a acessibilidade para quem mora e visita o Rio.

“Apresentamos um conjunto de iniciativas importantes e um legado que fica para a cidade, resultado do esforço do município e do seu olhar para a pessoa com deficiência. Se os Jogos Paralímpícos significam uma oportunidade, é essa a chance de chamar a atenção para essa questão ainda mal resolvida na nossa cidade”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante a cerimônia de lançamento. O evento contou com a presença do Time Rio Paralímpico, que ganhou 29 medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015, e é formado por atletas com deficiência visual e motora que competem em atletismo, canoagem, natação e judô.

A Prefeitura informa que serão realizadas obras de nivelamento de vias e calçadas, instalação de rampas e piso tátil, retiradas de interferências no passeio - como frades e bancos - além da readequação de vagas de estacionamento e pontos de ônibus. O investimento será de cerca de R$2 milhões e os serviços devem ficar prontos em seis meses, com início previsto para outubro, pela região da Urca e Botafogo.

Também serão instaladas 350 rampas e 150 passagens rebaixadas em calçadas, semelhantes as já existentes no canteiro central da Avenida Presidente Vargas, no Centro. O investimento é de R$1,5 milhão e os serviços devem começar em dois meses. A localização das estruturas será definida em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) e a Empresa Olímpica Municipal (EOM).