Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Praia de Copacabana ganha aros Olímpicos feitos de plástico reciclado

Por Saulo Pereira Guimarães

Escultura inaugurada nesta quinta-feira (21) fica no local até o fim dos Jogos Olímpicos, dia 21 de agosto

Praia de Copacabana ganha aros Olímpicos feitos de plástico reciclado

Aros Olímpicos refletidos na lente dos óculos de turista (Daniel Ramalho/Rio 2016)

A Avenida Atlântica, em Copacabana, ganhou um novo cartão-postal na manhã desta quinta-feira (21). Uma escultura dos aros Olímpicos feita de material reciclado foi inaugurada na altura do posto 2. Com três metros de altura e seis de comprimento, a obra fica no local até 21 de agosto, dia da cerimônia de encerramento dos Jogos Rio 2016.

 Curiosos na exibição da escultura dos aros Olímpicos (Foto: Rio 2016/Saulo Pereira Guimarães)

O clima nublado e a temperatura abaixo de 20ºC não intimidaram as pessoas que se aglomeravam no calçadão desde as 10h. O presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro de Carvalho, o secretário municipal de turismo, Antonio Pedro de Mello, e outras autoridades participaram da cerimônia de inauguração.

"Durante os Jogos, os aros serão um ponto de encontro para selfies com um pano de fundo incomparável", afirmou Carvalho. Exatamente às 11h02, ele comandou a retirada da rede azul que cobria a escultura, realizando assim sua abertura oficial.

 Mascote Vinicius faz a festa na inauguração dos aros de Copacabana (Foto: Rio 2016/Daniel Ramalho)

Cerca de 65 quilos de plástico foram triturados, aquecidos e prensados para dar origem à escultura inaugurada em Copacabana. "O principal desafio foi encontrar um material que conciliasse as exigências técnicas do Comitê Olímpico Internacional (COI) com a mensagem de sustentabilidade que queríamos passar", afirmou a artista plástica Elisa Brasil, idealizadora do trabalho realizado com a ajuda de 20 pessoas.

 Elisa Brasil: material sustentável e atende exigências do COI (Foto: Rio 2016/Daniel Ramalho)

Além dos aros gigantes, versões em miniatura do símbolo Olímpico também estão em exposição nas areias de Copacabana. Elas foram feitas com sacos plásticos, pedaços de garrafas PET e outros objetos reciclados reunidos por alunos de cinco escolas municipais do bairro da Ilha do Governador, na zona norte do Rio.

De acordo com a Manuela Oliveira, de 14 anos, todo o trabalho foi desenvolvido na semana passada. "Foi trabalhoso fazer, mas estamos orgulhosos", reforçou o estudante Gabriel Matos.

 Edson Gaspar: "Se depender de mim, esses serão grandes Jogos Olímpicos"

Outro personagem típico da paisagem carioca marcou presença na inauguração dos aros. Os chamados "papagaios de pirata" são especialistas em aparecer nas filmagens de rua dos telejornais locais e não podiam deixar de prestigiar um evento desse porte. Edson Gaspar, de 61 anos, é um deles. O morador do bairro de Vaz Lobo, a 30 quilômetros de Copacabana, é aposentado e informou que ficou sabendo da cerimônia pela TV, de manhã cedo.

Edson, que esteve presente no lançamento dos aros do Parque Madureira, no ano passado, aprovou a nova escultura à beira-mar e está ansioso pelo Rio 2016. "Se depender de mim, esses serão grandes Jogos Olímpicos", disse ele.

Significado

Os aros são o principal símbolo dos Jogos Olímpicos: as cinco circunferências representam os cinco continentes, e as cores amarelo, azul, preto, verde e vermelho foram escolhidas porque pelo menos uma delas está presente na bandeira de todos os países do mundo