Portugal e Suécia conquistam as últimas vagas da Europa no futebol masculino do Rio 2016
Equipes empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Europeu sub-21 e se juntarão à Alemanha e Dinamarca nos Jogos Olímpicos
Equipes empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Europeu sub-21 e se juntarão à Alemanha e Dinamarca nos Jogos Olímpicos
João Mario, de Portugal, tenta passar por Oscar Lewicki (à esquerda) e Branimir Hrgota, da Suécia, no empate que garantiu às duas seleções presença nos Jogos Rio 2016 (Matej Divizna/Getty Images)
Portugal e Suécia garantiram nesta quarta-feira (24) as últimas vagas da Europa para o torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e se juntam à Alemanha e Dinamarca. A informação foi divulgada no site da Federação Internacional de futebol (FIFA). As classificações foram asseguradas após as duas seleções empatarem entre si por 1 a 1, resultado que também garantiu ambas equipes nas semifinais do Campeonato Europeu sub-21, que está sendo disputado na República Tcheca. No outro jogo da rodada, a Itália venceu a Inglaterra por 3 a 1. Nas semifinais do Europeu sub-21, Portugal enfrentará a Alemanha e a Suécia jogará com a Dinamarca.
Classificadas juntas para o Rio 2016, Portugal e Suécia, curiosamente, disputaram entre si uma única vaga para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, com os portugueses levando vantagem naquela ocasião no duelo que confrontou Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic. Dois dos jogadores de futebol mais badalados do planeta, Ronaldo e Ibrahimovic podem vir a se enfrentar novamente nos Jogos Olímpicos caso sejam escolhidos por suas seleções como um dos três jogadores acima de 23 anos que cada equipe masculina de futebol pode levar para os Jogos.
Os demais participantes do futebol masculino no Rio 2016 também são definidos por torneios continentais. (Acompanhe aqui a corrida pela classificação de todos os esportes dos Jogos Olímpicos) Na Ásia e na África, classificam-se as três melhores seleções. O campeonato das Américas do Norte, Central e Caribe (Concacaf) classifica os dois finalistas, e o da Oceania, apenas o campeão. Uma terceira seleção da Concacaf disputará uma vaga na repescagem contra a Colômbia, segunda melhor do Sul-Americano. Como país-sede, o Brasil tem a vaga garantida. O sistema de classificação Olímpica para o torneio feminino é semelhante, com cada confederação continental tendo direito a um número determinado de vagas.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.