Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Por onde anda a tocha Olímpica esta semana?

Por Rio 2016

Chama é conduzida por ícones de várias áreas como o campeão de surfe Gabriel Medina e a dupla Zezé Di Camargo e Luciano

Por onde anda a tocha Olímpica esta semana?

Na rota do revezamento da tocha tem homenagens à festas populares como a Cavalhada, em Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)

O revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 começa, nesta terça-feira (3), em Brasília, segue por Goiás e termina a semana em Minas Gerais. Entre os 10 primeiros condutotes, estão a bicampeã Olímpica do vôlei Fabiana Claudino, o surfista Gabriel Medina, o matemático Artur Ávila Cordeiro de Melo e o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima - primeiro latino-americano a ganhar a medalha Pierre de Coubertin do Comitê Olímpico Internacional (COI). “Conduzir a tocha representa uma forma de valorizar a educação, o que, muitas vezes, não vemos no dia a dia”, diz Ávila. 

Na capital federal com show de Daniela Mercury

No primeiro dia de revezamento, a chama Olímpica passa por pontos icônicos como a Catedral Metropolitana, o Memorial JK, Palácio do Itamaraty e Praça dos Três Poderes, e será conduzida de formas inusitadas, seja descendo de rapel de um do helicóptero do Exército, atravessando uma piscina ou nas mãos da Guarda Montada. O dia termina na Esplanada dos Ministérios, com um show de Daniela Mercury.

Homenagens às tradições goianas 

Na quarta-feira (4), a tocha segue por Goiás, nas cidades de Corumbá, Pirenópolis - onde é conduzida pela dupla Zezé Di Camargo e Luciano - e Anápolis. Nesse caminho, participa de homenagens à festas populares da região como a Cavalhada (foto). Na quinta-feira (5) é a vez de Itaberaí, onde a chama é transportada sobre um carro de boi, remetendo às tradições locais. Depois segue pela cidade de Goiás, terra natal da escritora Cora Coralina, Inhumas e, por fim, chega à capital Goiânia. Na sexta-feira (6) a celebração passa pelas cidades de Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas novas.

Na fronteira com Minas Gerais

No sábado (7), a chama termina sua rota pelo Estado de Goiás, cruzando as cidades de Pires do Rio, Ipameri e Goiandira, antes de cruzar a divisa com Minas Gerais. Lá, segue por Araguari e termina o dia em Uberlândia. No domingo (8), a tocha é conduzida por Uberaba, Araxá, Serra do Salitre, Patrocínio e encerra a primeira semana de revezamento em Patos de Minas.