Por onde anda a tocha Olímpica esta semana?
Chama é conduzida por ícones de várias áreas como o campeão de surfe Gabriel Medina e a dupla Zezé Di Camargo e Luciano
Chama é conduzida por ícones de várias áreas como o campeão de surfe Gabriel Medina e a dupla Zezé Di Camargo e Luciano
Na rota do revezamento da tocha tem homenagens à festas populares como a Cavalhada, em Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)
O revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 começa, nesta terça-feira (3), em Brasília, segue por Goiás e termina a semana em Minas Gerais. Entre os 10 primeiros condutotes, estão a bicampeã Olímpica do vôlei Fabiana Claudino, o surfista Gabriel Medina, o matemático Artur Ávila Cordeiro de Melo e o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima - primeiro latino-americano a ganhar a medalha Pierre de Coubertin do Comitê Olímpico Internacional (COI). “Conduzir a tocha representa uma forma de valorizar a educação, o que, muitas vezes, não vemos no dia a dia”, diz Ávila.
Na capital federal com show de Daniela Mercury
No primeiro dia de revezamento, a chama Olímpica passa por pontos icônicos como a Catedral Metropolitana, o Memorial JK, Palácio do Itamaraty e Praça dos Três Poderes, e será conduzida de formas inusitadas, seja descendo de rapel de um do helicóptero do Exército, atravessando uma piscina ou nas mãos da Guarda Montada. O dia termina na Esplanada dos Ministérios, com um show de Daniela Mercury.
Homenagens às tradições goianas
Na quarta-feira (4), a tocha segue por Goiás, nas cidades de Corumbá, Pirenópolis - onde é conduzida pela dupla Zezé Di Camargo e Luciano - e Anápolis. Nesse caminho, participa de homenagens à festas populares da região como a Cavalhada (foto). Na quinta-feira (5) é a vez de Itaberaí, onde a chama é transportada sobre um carro de boi, remetendo às tradições locais. Depois segue pela cidade de Goiás, terra natal da escritora Cora Coralina, Inhumas e, por fim, chega à capital Goiânia. Na sexta-feira (6) a celebração passa pelas cidades de Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas novas.
Na fronteira com Minas Gerais
No sábado (7), a chama termina sua rota pelo Estado de Goiás, cruzando as cidades de Pires do Rio, Ipameri e Goiandira, antes de cruzar a divisa com Minas Gerais. Lá, segue por Araguari e termina o dia em Uberlândia. No domingo (8), a tocha é conduzida por Uberaba, Araxá, Serra do Salitre, Patrocínio e encerra a primeira semana de revezamento em Patos de Minas.