Pista do Engenhão recebe último evento-teste Olímpico
Ibero-Americano de Atletismo, que começa neste sábado (14), tem ingressos gratuitos e reúne 400 atletas de 26 países em busca de índices para o Rio 2016
Ibero-Americano de Atletismo, que começa neste sábado (14), tem ingressos gratuitos e reúne 400 atletas de 26 países em busca de índices para o Rio 2016
Pista nova do Estádio Olímpico tem números com a mesma fonte do Comitê Rio 2016 (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
A pista do Estádio Olímpico está pronta e recebe cerca de 400 atletas de 26 países para o Campeonato Ibero-americano de Atletismo, entre sábado (14) e segunda-feira (16), encerrando a série de eventos-testes dos esportes Olímpicos do Aquece Rio. Os ingressos são gratuitos, nas bilheterias do Portão Oeste.
"A pista está muito boa. No fim, esse azul ficou bacana", disse o diretor-executivo de Esportes do Comitê Rio 2016, Agberto Guimarães, ao visitar o estádio conhecido como Engenhão, nesta quarta-feira (11). "Também gostei das marcações, com os números pintados na mesma fonte que usamos no Comitê.”
A pista é bem prática e funciona como um carpete colocado sobre o piso. “Se temos um pedaço danificado, é retirar e colar outro no lugar. No Mundial de Paris 2003, um lançamento de martelo foi para a pista, que logo a seguir receberia a prova dos 10.000m. Arrancaram o pedaço e colaram outro”, lembra Guimarães, um dos grandes nomes do atletismo brasileiro.
Especialista de provas de 800m e 1.500m, ele passou a acumular experiência como dirigente a partir de Barcelona 1992, após participar dos Jogos Olímpicos de Moscou 1980, Los Angeles 1984 e Seul 1988.
No Ibero-Americano, serão testadas basicamente pista de aquecimento e pista de competição. “Também vamos ver tecnologia, como sistemas de cronometragem e de resultados, além do trabalho de árbitros e delegados-técnicos que estarão nos Jogos”, diz Agberto.

Compre aqui ingressos para o atletismo dos Jogos Olímpicos
Representante da divisão esportiva da Mondo, empresa italiana responsável pelo piso da pista do Engenhão, Andrea Vallauri falou ao site Inside the Games sobre os desafios: “Tivemos retorno de atletas dizendo que a pista do Mundial 2015 (Pequim) era uma das melhores em que já tinham competido. Para os Jogos do Rio, melhoramos um pouquinho. Adaptamos algumas coisas porque as condições climáticas são bem diferentes, com muito mais calor e umidade. A pista do Rio é uma evolução.”
A colocação do piso e a pintura ficaram prontas na segunda-feira (9), segundo Domingos Carlos Manuel de Oliveira, colocador de piso em pistas de atletismo há 27 anos. Na quarta-feira (11), ele trabalhava com os acessórios para delimitar as áreas de arremesso e lançamentos.
Enquanto equipamentos de cronometragem eram instalados, o especialista em iluminação Anderson Doné dizia que também na segunda-feira à noite havia sido realizado um primeiro teste com todos os 540 projetores de luz do estádio. “Com tudo ligado, temos a metade da iluminação de um sol de meio-dia”, diz Doré.
Medalha de prata nos 400m dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o dominicano Luguelín Santos é um dos destaques do Ibero-Americano. Além de representantes de língua portuguesa e espanhola, o evento terá atletas de países interessados no evento-teste, como Estados Unidos, Austrália, Bulgária e Arábia Saudita.
Dentre os 400 inscritos, há vários medalhistas dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, assim como cinco recordistas do torneio: a brasileira Fabiana Murer, do salto com vara (com 4,85m); o argentino Germán Chiaraviglio, também do salto com vara (5,70m); o uruguaio Andrés Silva, dos 400m com barreiras (48s65); o colombiano Rafith Rodríguez, dos 800m (1min44s77), e o português Marco Fortes, do arremesso do peso (20,69m).
“A maior atração do Ibero para o público são atletas tentando índices para os Jogos Olímpicos, em todas as provas”, lembra Agberto Guimarães.
O programa do Ibero-Americano no Estádio Olímpico prevê provas com largadas entre 9h30 e 21h30 no sábado (14); 9h e 19h40 no domingo (15), e 9h10 e 18h25 na segunda-feira (16).
Cada sessão, de manhã e à tarde, tem 3.500 ingressos para serem retirados gratuitamente nas bilheterias do Engenhão, ao lado do Portão Oeste (na rua José dos Reis), por onde é a entrada do público para o evento-teste.
Por causa das obras, não há estacionamento, e a sugestão é ir por trem da Supervia Linha Deodoro, saindo da Estação Central do Brasil, que tem conexão com metrô.
Mais informações? Visite o site do Campeonato Ibero-americano de Atletismo
O prefeito Eduardo Paes com Carlos Nuzman e Agberto Guimarães, na nova pista do Estádio Olímpico (Foto: Comitê Rio 2016/Alex Ferro)Ao lado de Agberto Guimarães, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Nuzman, recebeu a nova área de competição dos Jogos Rio 2016 do prefeito Eduardo Paes, na quinta-feira (12). “A pista principal e a pista de aquecimento estão prontas para o atletismo. Também instalamos as arquibancadas provisórias, para mais 15 mil pessoas, o que garante uma capacidade de 60 mil lugares no total”, disse Paes.
Aula de dança aberta ao público em galpão ao lado do Engenhão (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)Legado no Engenhão
Também foi entregue a Praça do Trem, com cerca de 35 mil m², que fica ao lado do Estádio Olímpico. É a maior área pública da região do Grande Meier, onde fica o conjunto de edifícios das Oficinas de Locomoção do Engenho de Dentro, tombadas e parte do patrimônio histórico do Rio de Janeiro.
No local, imensos galpões foram restaurados e também receberam iluminação. Após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, equipamentos esportivos serão instalados no espaço, para uso gratuito da população. A festa de entrega já contou com os moradores da região recebendo lições de dança, com a participação do mascote Vinicius.