Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Phelps, Bolt e muito Brasil: relembre os momentos mais marcantes dos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Ouros inéditos, recordes quebrados, história sendo feita... Teve de tudo nesta que foi uma emblemática edição dos Jogos Olímpicos

Phelps, Bolt e muito Brasil: relembre os momentos mais marcantes dos Jogos Rio 2016

Teve de tudo: medalhas inéditas, recordes quebrados, esportistas se tornando lendas, choro, risos, dor, alegria, emoção... Não foram poucos os momentos marcantes dos Jogos Rio 2016, já famosos por um dos mais alegres de todos os tempos. Para ajudar, o Rio2016.com fez um levantamento de algumas cenas emblemáticas. Difícil é segurar o clima de nostalgia.

Cerimônia de Abertura

Samba marcou presença na cerimônia de abertura (Foto: Getty Images/Patrick Smith)

Foi um verdadeiro show de dança, música, cultura, efeitos especiais, fogos de artifício... Teve Santos Dumont voando no 14 Bis, Gisele Bündchen desfilando pelo Maracanã... A Cerimônia de Abertura dos Jogos Rio 2016 foi um prenúncio perfeito do que estaria por vir.

Com vocês, Usain Bolt

A participação dele nos Jogos Rio 2016 chegou a ficar ameaçada. Mas nada parou Usain Bolt, um dos maiores atletas Olímpicos de todos os tempos. Irreverente e extremamente carismático, o jamaicano, que completou 30 anos neste domingo (21), fez o Estádio Olímpico explodir ao confirmar sem sustos o triplo-triplo. Ou seja, pela terceira vez consecutiva ele conquistou o ouro nos 100m, 200m e no revezamento 4x100m. É uma lenda!

Isaquias Queiroz leva a terceira medalha

Isaquias com a primeira de suas três medalhas olímpicas (Foto: Getty Images/Buda Mendes)

Isaquias Queiroz fez história logo em sua primeira participação em Jogos Olímpicos. O canoista simplesmente conquistou três medalhas, se tornando o único brasileiro a alcançar esta marca em uma mesma edição. Foram duas pratas e um bronze na canoagem velocidade.

Phelps leva o ouro que sonhava

Maior medalhista Olímpico de todos os tempos, Michael Phelps veio aos Jogos Rio 2016 com um objetivo fixo na cabeça: conquistar o ouro nos 200m borboleta, aquele que em Londres 2012 foi de Chad Le Clos. E o objetivo foi alcançado. Ele superou o sul-africano e não escondeu a emoção. Ele ganhou ainda outros quatro ouros e uma prata, possivelmente as últimas medalhas Olímpicas de sua carreira.

Rafaela Silva: da Cidade de Deus para o topo do pódio

Em Londres 2012, ela sofreu um duro golpe ao ser eliminada após um golpe irregular. Nos quatro anos seguintes, muita incerteza e até depressão. Mas a atleta que nasceu na Cidade de Deus deu a volta por cima e conquistou o ouro no judô. Foi o primeiro dos sete ouros brasileiros nestes Jogos.

Refugiada emociona Vila

Corredora Anjelina Lohalith atravessa a Vila dos Atletas com a tocha (Foto: Rio 2016/Alexandre Vidal)

Poucos emocionaram tanto o mundo como a delegação dos atletas de países refugiados. A síntese dessa emoção pôde ser vista quando Anjelina Lohalith, que fugiu do Sudão do Sul, conduziu a tocha Olímpica por dentro da Vila dos Atletas.

Vôlei masculino é ouro

Seleção vibra com tricampeonato olímpico (Foto: Getty Images/Tom Pennington)

Já são quatro finais consecutivas para a seleção brasileira masculina de vôlei. Nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, o ouro não veio. Mas desta vez a equipe comandada por Bernardinho não tomou conhecimento da Itália e venceu por 3 sets a 0 - mesmo placar da semifinal diante dos russos - e se sagrou tricampeã olímpica. O jogo marcou também a despedida de Serginho, um dos grandes nomes do vôlei brasileiro e certamente o mais emocionado com a conquista.

Monica Puig e o ouro de Porto Rico

Poucos apostavam nela. Mas Monica Puig fez história ao conquistar a medalha de ouro no torneio feminino de tênis individual. Porto Rico nunca havia chegado ao lugar mais alto do pódio.

Queda e ouro de Mo Farah

O bicampeonato de Mo Farah na prova dos 10.000m teve contornos de dramaticidade. Ele vinha em bom ritmo quando simplesmente tropeçou e caiu. Muitos poderiam ficar abalados, mas não o britânico. Mo Farah levantou e conquistou o ouro com um desempenho impressionante.

Pira Olímpica vira atração no Rio

Cariocas e turistas buscam o clique perfeito no Boulevard Olímpico (Fotos: Rio 2016/Alex Ferro)

Localizada na Candelária, a Pira Olímpica levou milhares de pessoas ao Centro do Rio em busca de fotos. A escultura do artista Anthony Howe conquistou o coração dos visitantes e fez o espaço dividir com a Praça Mauá o título de point cultural dos Jogos.

Casa da Jamaica vibra ao som de reggae

Povo vibra por Bolt na Casa da Jamaica (Foto: Getty Images/Mario Tama)

Sucesso na cidade, as casas temáticas vão deixar saudade. Mas uma em especial conquistou os cariocas. A Casa da Jamaica foi embalada por muito reggae e teve homenagens especiais para Usain Bolt, um dos maiores nomes do esporte.

Kaori Icho faz história com tetra

Kaori Icho se tornou uma lenda com quatro ouros consecutivos (Foto: Getty Images/Lars Baron)

Foi nos Jogos Rio 2016 que Kaori Icho deixou de ser um dos maiores nomes da história da luta Olímpica para se tornar uma lenda. A lutadora japonesa dominou a categoria até 58kg e conquistou seu quarto ouro consecutivo.

A primeira medalha do taekwondo masculino

A campanha de Maicon de Andrade foi dura e com lutas repletas de emoção. A coroação veio com a conquista da medalha de bronze, a segunda do Brasil no esporte, sendo a primeira dos homens.

Robson Conceição brilha no boxe

Robson Conceição fez história com ouro no boxe (Foto: Getty Images/Christian Petersen)

Com novas regras, o boxe ficou mais atraente para a torcida. E quem brilhou foi Robson Conceição. O baiano conquistou o ouro inédito para o boxe brasileiro na categoria peso leve (até 60kg). Na campanha ele superou o cubano Lázaro Alvarez, número 1 do ranking mundial.

Ouro inédito do futebol

O início foi claudicante. Mas Neymar e companhia encontraram o foco e conquistaram pela primeira vez a tão sonhada medalha de ouro para o futebol. E ainda teve um gostinho especial por ter sido diante da Alemanha, que na última Copa do Mundo eliminou o Brasil com uma goleada humilhante por 7 a 1 na semifinal.

Casamento na Vila dos Atletas

Yael, Zenji e Marcus: casamento budista na Vila dos Atletas (Foto: Arquivo Pessoal)

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, um casamento foi realizado na Vila dos Atletas. A levantadora da seleção argentina de vôlei, Yael Castiglione, participou com o marido Marcus Eloe de uma cerimônia budista.

Medalha inédita da vela feminina

Martine Grael, filha de Torben Grael, e Kahena Kunze fizeram história nos Jogos Rio 2016. Elas foram as primeiras mulheres do país a conquistar uma medalha na vela. E foi de ouro na classe 49er FX.

Copacabana vai ao delírio com ouro

Alison e Bruno Schmidt conquistaram o ouro na praia (Foto: Getty Images/Rob Carr)

A energia da Arena de Vôlei de Praia era a mesma de um Maracanã lotado. Foi com essa atmosfera, em uma noite de chuva, que a dupla brasileira formada por Alison e Bruno Schmidt conquistou o ouro Olímpico. Foi a segunda medalha de Alison, que em Londres 2012 levou a prata ao lado de Emanuel.

Ouro e recorde Olímpico

Thiago Braz vibra antes mesmo de tocar o colchão: é ouro (Foto: Getty Images/Alexander Hassenstein)

A disputa com Renaud Lavillenie foi dura e polêmica - o francês reclamou muito das vaias que recebeu no Engenhão. Mas Thiago Braz estava realmente focado e determinado. Pela primeira vez o brasileiro superou a marca de 6m na carreira e levou o ouro, além de estabelecer o novo recorde Olímpico.

A consagração de Simone Biles

Ela tem apenas 19 anos e já caminha para ser um dos maiores nomes da história da ginástica. A americana Simone Biles conquistou quatro ouros após performances impecáveis que levantaram a torcida.

Dobradinha do Brasil na ginástica

Em Pequim 2008 e em Londres 2012, Diego Hypolito caiu e viu as chances de conquistar uma medalha irem para o ralo. Nos Jogos Rio 2016, chegou sem tanta badalação. Mas, com uma bela apresentação, acabou finalmente conquistando sua primeira medalha Olímpica. Ele ficou com a prata no solo e ainda viu o companheiro Arthur Nory levar o bronze.

Os Jogos da inclusão

Marjorie Enya e Isadora Cerullo: proposta de casamento pública (Foto: Getty Images/Alexander Hassenstein)

Pedido de casamento, torcida abraçando o diferente, equipe dos refugiados, moradora de comunidade conquistando o ouro... Nos Jogos Rio 2016, o bem sempre venceu. Confira estes momentos marcantes.