Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Paraíso brasileiro, Fernando de Noronha recebe a tocha Olímpica neste domingo

Por Rio 2016

Tartarugas, golfinhos, água cristalina e cenários de tirar o fôlego fazem do arquipélago um dos lugares mais bonitos do Brasil

Paraíso brasileiro, Fernando de Noronha recebe a tocha Olímpica neste domingo

Projeto Tamar luta pela preservação de tartarugas marinhas em Fernando de Noronha desde 1984 (foto: Projeto Tamar/tamar.org.br)

Neste domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, mais um lugar paradisíaco do Brasil será cenário para o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Fernando de Noronha (PE) recebe a chama nas belas praias do balneário. Desde 2001, por causa de suas belezas naturais, o arquipélago ostenta o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural.

Logo na chegada, o comboio visita duas das maiores referências de Noronha. A primeira parada é na Praia do Sueste, onde o revezamento conhece o trabalho do Projeto Tamar, que luta pela preservação de tartarugas marinhas no arquipélago desde 1984. Quem abre o revezamento é o condutor Gilvânio da Silva, nascido e criado em Noronha, que trabalha com fiscalização ambiental. Uma ação do Tamar está programada: a ideia é mostrar uma tartaruga juvenil monitorada pelo projeto

.Noronha é área de alimentação, crescimento e repouso da tartaruga-verde e da tartaruga-pente (foto: Prjeto Tamar)

“Na primeira década do projeto, havia uma média de 50 ninhos (de tartarugas) desovados nas areias de Noronha por temporada de desova. Hoje, esse número passou para 150”, explica Lourival Dutra Neto, gestor do centro de visitante do Projeto Tamar. "Já identificamos tartarugas que estão aqui há 13 anos".

O segundo ponto é o passeio de lancha para conferir de perto os golfinhos que vivem na região. A condução fica por conta da bióloga e especialista em fotografia subaquática Zaira Matheus, que vive em Noronha desde 1999.

O revezamento percorre a Praia da Cacimba para entrar em uma canoa havaiana até a Praia do Sancho, que foi eleita mais de dez vezes a mais bonita do mundo. No trajeto, a chama passa pelas Pedras do Pico e do Pião.

Golfinhos são outra das belezas de Noronha e também contam com proteção do Tamar (foto: Projeto Tamar)

A tocha Olímpica atinge o mirante da Praia do Sancho, no alto da falésia, de onde se avista o Morro Dois Irmãos, uma das imagens clássicas de Noronha. É um dos lugares mais fotogênicos da ilha. De lá, segue para a Praia da Conceição. É a hora de o comboio sair da orla para conhecer a Vila dos Remédios. Os condutores se alternam por ela, passando pela Igreja da Vila dos Remédios, seguindo para o Forte de Nossa Senhora dos Remédios e, depois, a Praça São Miguel. A condução da chama segue até a parte mais alta da ilha e termina na capelinha São Pedro dos Pescadores.

Carol Barcellos, a apresentadora dos programas 'Planeta Extremo' e 'Balada Olímpica', da TV Globo, chegou antes ao arquipélago para esperar a equipe do revezamento. Apaixonada pelo lugar, ela conduz a tocha na Vila e diz que seu coração mora na ilha.