Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Para os brasileiros, orgulho. Para os estrangeiros, "Obrigado, Brasil!"

Por Valéria Zukeran

Alegria e sucesso dos Jogos contagia cariocas e pessoas que vieram de todo o mundo para as competições

Para os brasileiros, orgulho. Para os estrangeiros, "Obrigado, Brasil!"

Os canadenses Ratanshi e Graham incorporaram o estilo carioca (Foto: Rio 2016/Valéria Zukeran)

A despedida dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi uma mistura de sentimentos. Do lado dos brasileiros, em especial os cariocas, a sensação foi de orgulho e dever cumprido. Das pessoas que vieram do mundo todo para ver as competições, a alegria e a surpresa de descobrir diferentes facetas do Brasil.

Os canadenses Ashif Ratanshi e John Graham, que vieram de Toronto, Canadá, estavam extasiados e totalmente incorporados ao estilo descontraído do carioca, com bandeira brasileira no pescoço e alegria. "É espetacular fantástico. O final foi demais", disse Ratanshi. "Foi muito melhor do que eu esperava. O Brasil tem seus problemas, mas as coisas são superadas", complementou Graham.

Jane e Miquela vieram da Austrália e elogiou a gentileza dos brasileiros (Foto: Rio 2016/Valéria Zukeran)

Jane Vos, veio de Perth, Austrália, para o Brasil acompanhando a filha , Miquela Vos, que é modelo. " Eu achei tudo o que vi aqui absolutamente incrível", diz Miquela, que veio torcer para o namorado, jogador de polo aquático. " É um país patriota e caloroso", complementa Jane. "As pessoas foram muito gentis com a gente. Obrigada Brasil!"

Família Howells incorporou a alegria brasileira (Foto: Rio 2016/Valéria Zukeran)

Bill, Julien e Noah Howells vieram de Oklahoma e Los Angeles para se divertir nos Jogos. “Acompanhamos o vôlei de praia. Tudo foi muito bem. Foi tudo perfeito". Zuzana Fell Vichova é gerente de banco na República Checa e veio especialmente para ver as competições e aproveitar do ambiente caloroso do brasileiro. "Vim em 2004 pela primeira vez e fiz questão de voltar para os Jogos. O Brasil é demais!"

Entre brasileiros, em especiais, cariocas, um sentimento compartilhado de orgulho. “Quando os brasileiros se reúnem para fazer algo são imbatíveis porque temos um calor humano único”, disse o médico carioca Divaldo Filho. “O brasileiro muitas vezes duvida de si mesmo. Acho que esses Jogos vieram para nos dar mais confiança”.

Oliveira e Cavalcanti ressaltam alegria única do brasileiro nos Jogos (Foto: Rio 2016/Valéria Zukeran)

"Eu estou completamente orgulhoso. Sou carioca e a gente está mostrando para o mundo que nossa alegria faz diferença", diz Gustavo Oliveira, gestor financeiro. “É um sentimento único de estar em casa. Lembrarei disso para toda vida”, complementou Rafael Cavalcanti, advogado.

O cavaleiro Olímpico brasileiro Álvaro Affonso de Miranda Neto concorda. Disse que só ouviu elogios dos colegas atletas. "Em geral, a Olimpíada foi um sucesso. Só ouvi coisas boas. Na nossa modalidade, o hipismo de saltos, foi uma das melhores competições Olímpicas em todos os sentidos. Eu tenho certeza brasileiro ficou orgulhoso do que fez dentro de casa. E os atletas do nosso país também saíram mais valorizados."

Doda diz que só ouviu elogios aos Jogos da parte dos atletas estrangeiros (Foto: Rio 2016/Valéria Zukeran)

Danielly Bezerra, cearense mora no Rio e aproveitou o Rio 2016 como pode. "Acompanhei vários esportes nos Jogos: polo aquático, hipismo, vôlei de praia, basquete , futebol. Senti muito orgulho e emoção. Achei tudo bem organizado. Acho que quem veio de fora aprendeu sobre a cultura do Brasil. Tinha muita coisa para ver."

Danielly acredita que os estrangeiros aprenderam muito sobre o Brasil (Foto: Rio 2016/Valéria Zukeran)

O carioca Deco Oliveira, espera que o espírito dos Jogos se mantenha. “O astral da cidade ficou muito bom e espero que continue assim. Toda parte de transporte, segurança, funcionou muito bem. E curti muito também a energia da cidade, que soube combinar a festa com seu cotidiano".

Adriana, Cilea e Rojas em momento de confraternização após o trabalho concluído. (Foto: Rio 2016/Valéria Zukeran)

Para quem ajudou a fazer a festa acontecer, a cerimônia de encerramento foi uma confraternização. Foi o caso do trio Adriana Lima, Cilea Ramos e Joel Rojas voluntários do setor de transportes. "Eu estou triste que está acabando. É uma experiência inesquecível que vou levar para a vida inteira.", disse Adriana, com os olhos cheios de lágrimas.