Papa exalta alegria dos brasileiros e "espírito Olímpico" às vésperas dos Jogos Rio 2016
Mensagem, transmitida ao mundo nesta quarta-feira (3), dirige "saudação afetuosa ao povo brasileiro" a dois dias dos Jogos Olímpicos
Mensagem, transmitida ao mundo nesta quarta-feira (3), dirige "saudação afetuosa ao povo brasileiro" a dois dias dos Jogos Olímpicos
Papa Francisco cita importância dos Jogos Olímpicos para promover "paz, tolerância e reconciliação" (Foto: Getty Images/Franco Origlia))
O papa Franscisco mandou uma "saudação afetuosa" ao povo brasileiro nesta quarta-feira (3). Em vídeo, ele fez votos de que o espírito Olímpico inspire a todos, atletas, participantes e espectadores dos Jogos Rio 2016, a almejar algo que qualificou como mais valioso que medalhas: uma civilização onde reine a soliedariedade, com respeito à diversidade e às diferenças.
Ele também desejou que, para os brasileiros, os Jogos sejam uma oportunidade de superar "momentos difíceis". Veja o pronunciamento abaixo, transmitido pelo canal do Vaticano:
"Queria agora dirigir uma saudação afetuosa ao povo brasileiro, em particular à cidade do Rio de Janeiro, que acolhe atletas e torcedores do mundo inteiro na ocasião das Olimpíadas. Em um mundo que tem sede de paz, tolerância e reconciliação, faço votos de que o espírito dos Jogos Olímpicos possa inspirar a todos, participantes e espectadores, a combater o bom combate e terminar juntos a corrida, almejando alcançar como prêmio não uma medalha, mas algo muito mais valioso: a realização de uma civilização onde reine a solidariedade, fundada no reconhecimento de que todos somos membros de uma única família humana, independentemente das diferenças de cultura, cor da pele ou religião. E aos brasileiros, que com sua alegria e caractertística hospitalidade organizam a Festa do Esporte, desejo que esta seja uma oportunidade para superar os momentos difíceis e comprometer-se a 'trabalhar em equipe' para a construção de um país mais justo e mais seguro, apostando num futuro cheio de esperança e alegria! Que Deus abençoe a todos!"