Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Papa exalta alegria dos brasileiros e "espírito Olímpico" às vésperas dos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Mensagem, transmitida ao mundo nesta quarta-feira (3), dirige "saudação afetuosa ao povo brasileiro" a dois dias dos Jogos Olímpicos

Papa exalta alegria dos brasileiros e "espírito Olímpico" às vésperas dos Jogos Rio 2016

Papa Francisco cita importância dos Jogos Olímpicos para promover "paz, tolerância e reconciliação" (Foto: Getty Images/Franco Origlia))

O papa Franscisco mandou uma "saudação afetuosa" ao povo brasileiro nesta quarta-feira (3). Em vídeo, ele fez votos de que o espírito Olímpico inspire a todos, atletas, participantes e espectadores dos Jogos Rio 2016, a almejar algo que qualificou como mais valioso que medalhas: uma civilização onde reine a soliedariedade, com respeito à diversidade e às diferenças.

Ele também desejou que, para os brasileiros, os Jogos sejam uma oportunidade de superar "momentos difíceis". Veja o pronunciamento abaixo, transmitido pelo canal do Vaticano:

"Queria agora dirigir uma saudação afetuosa ao povo brasileiro, em particular à cidade do Rio de Janeiro, que acolhe atletas e torcedores do mundo inteiro na ocasião das Olimpíadas. Em um mundo que tem sede de paz, tolerância e reconciliação, faço votos de que o espírito dos Jogos Olímpicos possa inspirar a todos, participantes e espectadores, a combater o bom combate e terminar juntos a corrida, almejando alcançar como prêmio não uma medalha, mas algo muito mais valioso: a realização de uma civilização onde reine a solidariedade, fundada no reconhecimento de que todos somos membros de uma única família humana, independentemente das diferenças de cultura, cor da pele ou religião. E aos brasileiros, que com sua alegria e caractertística hospitalidade organizam a Festa do Esporte, desejo que esta seja uma oportunidade para superar os momentos difíceis e comprometer-se a 'trabalhar em equipe' para a construção de um país mais justo e mais seguro, apostando num futuro cheio de esperança e alegria! Que Deus abençoe a todos!"