Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Ouro em Londres, David Boudia quer aparecer no Rio mais que Tom Daley... no pódio

Por Rio 2016

Mais discreto, saltador americano que desbancou o britânico nos Jogos Olímpicos se prepara mentalmente para garantir vaga para o Rio 2016 em Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, no Maria Lenk 

Ouro em Londres, David Boudia quer aparecer no Rio mais que Tom Daley... no pódio

David Boudia no Maria Lenk: de volta à cidade onde ganhou o ouro, no Pan 2007 (Rio 2016/Julio Stotz)

Texto: Thiago Minete

Você é atleta Olímpico dos saltos ornamentais e tem como principais rivais um excelente saltador da China, país que domina o esporte neste milênio, e Tom Daley, a celebridade britânica dos saltos - uma situação nem tranquila, nem favorável. Mas, quando chega a hora da final dos Jogos Olímpicos Londres 2012, sem fazer muito barulho, desbanca os principais astros da modalidade e se consagra como campeão Olímpica da plataforma de 10m individual. Quem tem esta história para contar é o americano David Boudia, que está no Rio para a disputa da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, a partir desta sexta-feira (19):

"Quando eu e Tom estamos na piscina, somos competidores. É amigável, mas é claro que é uma competição. E eu sou muito competitivo, quero vencer"

David Boudia, americano, campeão Olímpico da plataforma individual de 10m

Hoje com 24 anos, Boudia se lembra de enfrentar Daley nas primeiras competições internacionais do rival, há sete anos - quando o britânico tinha apenas 14. Desde então, já se encontraram tantas vezes que se tornaram amigos, ainda que com estilos um tanto diferentes.

"Eu definitivamente não faço tantos vídeos como ele. Minha prioridade é passar mais tempo com a minha família", comenta, sorrindo, deixando transparecer seu estilo mais discreto.

Conheça Ingrid Oliveira, saltadora brasileira que enfrentou o machismo nas redes sociais

Nas principais competições de plataforma individual de 10m dos últimos anos, Boudia e Daley têm se revezado nas posições do pódio com o chinês Qiu Bo. Em Londres 2012, melhor para Boudia, que deixou Bo com a prata e Daley com o bronze. No Mundial de 2009, ouro para Daley. Em 2015, foi a vez de Qiu Bo alcançar o título.

David Boudia campeao Londres 2012 saltos ornamentais

David Boudia superou Tom Daley e Qiu Bo na plataforma de 10m em Londres 2012 (Foto: Clive Rose/Getty Images)

 

Currículo de ouro no Rio de Janeiro

A Copa do Mundo, no Rio será a última grande competição de saltos ornamentais antes dos Jogos Olímpicos - uma espécie de prévia para a rivalidade tripla entre eles. No que depender do histórico dos atletas no Centro Aquático Maria Lenk, Boudia larga na frente: com apenas 18 anos, o americano tornou-se campeão Pan-Americano no Rio de Janeiro em 2007, momento que lhe rendeu ótimas recordações.

"Lembro da chuva caindo na final, da casa cheia nos aplaudindo. E, claro, de ouvir o hino nacional com a medalha de ouro no pescoço. Espero fazer o mesmo nos Jogos Olímpicos"

De lá para cá, muita coisa mudou. Boudia, que começou na ginástica artística e mudou para os saltos ornamentais aos 11 anos de idade, por ter "perdido a paixão", tornou-se adulto, firmou-se como campeão Olímpico e formou família. Casado com Sonnie Brand desde 2012, é pai há um ano e meio, da pequena Dakoda, que já tem até perfil no Instagram.

"É difícil conciliar. No início, quando perdíamos muitas noites, foi muito cansativo. Mas elas me apoiam muito e viajam comigo quando podem", diz. Sonnie e Dakoda, no entanto, não estão no Rio para o evento-teste: "Mas virão comigo em agosto", confirma. O assunto família está sempre na boca de Boudia, que é cristão e muito religioso. Também em 2012, lançou uma autobiografia intitulada Maior que o ouro (em inglês, Greater than gold, um trocadilho com greather than God), em que fala sobre a importância da religiosidade em sua vida esportiva.

Com o apoio distante da família e da religião, Boudia tem um claro objetivo na Copa do Mundo de Saltos Ornamentais: alcançar uma vaga para os Estados Unidos na plataforma sincronizada de 10m, ao lado do parceiro Steele Johnson. Para a prova individual, a prata no Mundial de 2015 já garantiu sua classificação.

 

 

We have arrived - this year's competitions start and end at this beauty #RoadToRio #diving

A photo posted by David Boudia (@davidboudia1) on

 

Preparação física e mental

O objetivo requer muita preparação, e Boudia explica que, durante os treinos, não é só a técnica esportiva que conta. A alimentação regrada, a concentração e a respiração também têm papeis fundamentais.

"Quando um esporte atinge determinado nível, a preparação psicológica conta muito, e essa pode ser a diferença entre quem vence e os demais"

Quem quiser assistir ao vivo á briga entre David Boudia, Tom Daley e Qiu Bo pode entrar no aquecerio.com e garantir suas entradas para a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais. O evento acontece da próxima sexta-feira (19) até a quarta-feira seguinte (24), no Centro Aquático Maria Lenk.

David Boudia tem a classificação na plataforma de 10m sincronizada para o Rio 2016 na mira (Foto: Julio Stotz/Rio 2016)