Os russos estão chegando: campeões Olímpicos de voleibol garantem vaga no Rio
Maiores rivais do Brasil nos últimos Jogos Olímpicos classificam-se ao lado de Cuba e Egito, no masculino, e Argentina e EUA, no feminino
Maiores rivais do Brasil nos últimos Jogos Olímpicos classificam-se ao lado de Cuba e Egito, no masculino, e Argentina e EUA, no feminino
A seleção masculina da Rússia defenderá o título Olímpico no Maracanãzinho (Reprodução FIVB)
Esta matéria foi atualizada no dia 13 de janeiro, com a classificação da seleção masculina do Egito.
As nações de maior rivalidade do voleibol mundial neste milênio estarão frente a frente na briga pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Vencedoras das seletivas europeias, as seleções masculina e feminina da Rússia - com quem o Brasil vem protagonizando duelos memoráveis desde Atenas 2004 - garantiram vaga para o torneio Olímpico neste fim de semana (9 e 10). Além dos russos, outras quatro seleções garantiram vaga Olímpica no esporte: Cuba e Egito, no masculino; e Estados Unidos (campeãs mundiais) e Argentina (que fará sua estreia Olímpica), no feminino.

É agitado o histórico recente de duelos entre Brasil e Rússia nos Jogos Olímpicos. Em Atenas 2004, a seleção masculina do Brasil venceu os russos por 3 a 0 na primeira fase - mais tarde, conquistaria o ouro. Mas o duelo que ficou marcado na história foi entre as mulheres: depois de salvar sete match points (seis no quarto set e um no tie-break), a Rússia aplicou uma virada histórica sobre o Brasil e garantiu lugar na final Olímpica. Na decisão, no entanto, perdeu para a China por 3 a 2.
As revanches não demoraram a vir. Em Pequim 2008, logo no segundo jogo da caminhada rumo ao inédito ouro Olímpico, o time de Zé Roberto Guimarães não deu chance para a Rússia e venceram por 3 a 0. Os homens, que ficariam com a prata, não tiveram a mesma sorte: derrota por 3 a 1, também na primeira fase.
Em Londres 2012, mais jogos memoráveis. Mostrando ter superado o jogo de Atenas 2004, as brasileiras eliminaram as russas nas quartas-de-final ao vencer por 3 sets a 2 - depois de salvar seis match points no tie-break. Entre os homens, quem se superou foram os russos: na final Olímpica, o Brasil teve duas chances para fechar o jogo em 3 a 0, mas acabou tomando a virada e perdeu por 3 a 2.

Com as novas classificações, sete (no masculino) e seis (no feminino) das 12 vagas em cada gênero do torneio de voleibol dos Jogos Olímpicos Rio 2016 já têm dono.
No masculino, o Brasil, já garantido como país-sede, terá Estados Unidos, Itália, Argentina, Rússia, Egito e Cuba no caminho pelo ouro Olímpico. Entre as mulheres, China, Sérvia, Rússia, Argentina e Estados Unidos são, ao lado do Brasil, as seleções confirmadas.
A próxima vaga a ser decidida será o do representante feminino da África: a decisão será no dia 19 de fevereiro.
Confira a corrida pela classificação Olímpica em todos os esportes
As cinco vagas restantes serão preenchidas em dois torneios pré-Olímpicos mundiais, em junho. Do primeiro sairão quatro representantes: os três primeiros colocados e o melhor país asiático (o torneio também funciona como qualificatório para as nações do continente). Do segundo, apenas o campeão participará dos Jogos Rio 2016.
Entre os homens, Japão, Austrália, China, Irã, França, Polônia, Venezuela e Canadá estão no primeiro pré-Olímpico mundial. No segundo, Chile, México, Tunísia e Argélia brigarão por uma vaga.
No segundo pré-Olímpico mundial feminino, são Colômbia e Porto Rico que se juntam às medalhistas de prata e bronze do pré-Olímpico da África. Japão, Coreia do Sul, Tailândia, Cazaquistão, Holanda, Itália, Peru e República Dominicana fazem a disputa do primeiro pré-Olímpico mundial para as mulheres.