Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Os russos estão chegando: campeões Olímpicos de voleibol garantem vaga no Rio

Por Rio 2016

Maiores rivais do Brasil nos últimos Jogos Olímpicos classificam-se ao lado de Cuba e Egito, no masculino, e Argentina e EUA, no feminino

Os russos estão chegando: campeões Olímpicos de voleibol garantem vaga no Rio

A seleção masculina da Rússia defenderá o título Olímpico no Maracanãzinho (Reprodução FIVB)

Esta matéria foi atualizada no dia 13 de janeiro, com a classificação da seleção masculina do Egito.

As nações de maior rivalidade do voleibol mundial neste milênio estarão frente a frente na briga pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Vencedoras das seletivas europeias, as seleções masculina e feminina da Rússia - com quem o Brasil vem protagonizando duelos memoráveis desde Atenas 2004 -  garantiram vaga para o torneio Olímpico neste fim de semana (9 e 10). Além dos russos, outras quatro seleções garantiram vaga Olímpica no esporte: Cuba e Egito, no masculino; e Estados Unidos (campeãs mundiais) e Argentina (que fará sua estreia Olímpica), no feminino.

Dmitriy Muserskiy foi o carrasco do Brasil na final Olímpico em Londres (Foto: Getty Images/Piotr Hawalej)

 

Grandes duelos desde Atenas 2004

É agitado o histórico recente de duelos entre Brasil e Rússia nos Jogos Olímpicos. Em Atenas 2004, a seleção masculina do Brasil venceu os russos por 3 a 0 na primeira fase - mais tarde, conquistaria o ouro. Mas o duelo que ficou marcado na história foi entre as mulheres: depois de salvar sete match points (seis no quarto set e um no tie-break), a Rússia aplicou uma virada histórica sobre o Brasil e garantiu lugar na final Olímpica. Na decisão, no entanto, perdeu para a China por 3 a 2.

As revanches não demoraram a vir. Em Pequim 2008, logo no segundo jogo da caminhada rumo ao inédito ouro Olímpico, o time de Zé Roberto Guimarães não deu chance para a Rússia e venceram por 3 a 0. Os homens, que ficariam com a prata, não tiveram a mesma sorte: derrota por 3 a 1, também na primeira fase.

Em Londres 2012, mais jogos memoráveis. Mostrando ter superado o jogo de Atenas 2004, as brasileiras eliminaram as russas nas quartas-de-final ao vencer por 3 sets a 2 - depois de salvar seis match points no tie-break. Entre os homens, quem se superou foram os russos: na final Olímpica, o Brasil teve duas chances para fechar o jogo em 3 a 0, mas acabou tomando a virada e perdeu por 3 a 2.

Natália comemora a vitória sobre a Rússia em Londres 2012 (Foto: Getty Images/Elsa)

 

Mais da metade da lista definida

Com as novas classificações, sete (no masculino) e seis (no feminino) das 12 vagas em cada gênero do torneio de voleibol dos Jogos Olímpicos Rio 2016 já têm dono.

No masculino, o Brasil, já garantido como país-sede, terá Estados Unidos, Itália, Argentina, Rússia, Egito e Cuba no caminho pelo ouro Olímpico. Entre as mulheres, China, Sérvia, Rússia, Argentina e Estados Unidos são, ao lado do Brasil, as seleções confirmadas.

A próxima vaga a ser decidida será o do representante feminino da África: a decisão será no dia 19 de fevereiro.

Confira a corrida pela classificação Olímpica em todos os esportes

 

Pré-Olímpico mundial: a última chance de classificação

As cinco vagas restantes serão preenchidas em dois torneios pré-Olímpicos mundiais, em junho. Do primeiro sairão quatro representantes: os três primeiros colocados e o melhor país asiático (o torneio também funciona como qualificatório para as nações do continente). Do segundo, apenas o campeão participará dos Jogos Rio 2016.

Entre os homens, Japão, Austrália, China, Irã, França, Polônia, Venezuela e Canadá estão no primeiro pré-Olímpico mundial. No segundo, Chile, México, Tunísia e Argélia brigarão por uma vaga.

No segundo pré-Olímpico mundial feminino, são Colômbia e Porto Rico que se juntam às medalhistas de prata e bronze do pré-Olímpico da África. Japão, Coreia do Sul, Tailândia, Cazaquistão, Holanda, Itália, Peru e República Dominicana fazem a disputa do primeiro pré-Olímpico mundial para as mulheres.