Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Os meios de transporte mais inusitados da tocha Olímpica

Por Michele Miranda e Thiago Minete

A cavalo, de barco, balão e nave espacial, a chama dos Jogos já foi conduzida das maneiras mais diferentes

Os meios de transporte mais inusitados da tocha Olímpica

Em Sydney 2000, a tocha Olímpica passou até debaixo d'água (Foto: Getty Images)

O revezamento da tocha Olímpica é sempre feito com condutores caminhando ou correndo, certo? Errado! Apesar de celebrar uma tradição da Antiguidade, a criatividade é muito bem-vinda na hora de transportar a chama pelos quatro cantos do mundo. Rio2016.com reúne abaixo as maneiras mais inusitadas que os condutores encontraram para levar a chama Olímpica até seu destino final: o encontro com a pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos.

Esqui - Lillehammer 1994

A tocha Olímpica já viajou de esqui diversas vezes - mas em Lillehammer 1994 a ousadia foi maior. O esquiador Stein Gruben, da Noruega, entrou com a tocha no estádio após um salto espetacular.

(Foto: ALLSPORT/Bob Martin)

Nave espacial - Sochi 2014

Isso mesmo: a tocha Olímpica já esteve até no espaço. Os cosmonautas russos Oleg Kotov e Sergei Riazanski fizeram uma caminhada espacial com a tocha dos Jogos de Inverno Sochi 2014.

(Foto: Nasa)

Rafting - Londres 2012

O fogo Olímpico esteve no palco da canoagem slalom um mês antes do início dos Jogos. O canoísta Zachary Franklin segurou firme a tocha enquanto seus colegas da seleção britânica de canoagem remaram pista abaixo no Lee Valley White Water Centre.

(Foto: Getty Images/LOCOG)

Skate - Atenas 2004

Na passagem pelo Rio de Janeiro, a tocha Olímpica dos Jogos Atenas 2004 passou pelas mãos de alguns dos maiores atletas do Brasil. O multicampeão Bob Burnquist, lenda do skate, usou seu instrumento de trabalho (e de diversão) para conduzir a tocha.

(Foto: Getty Images/Todd Warshaw)

London Eye - Londres 2012

Amelia Hempleman-Adams, filha do aventureiro David Hempleman-Adams, mostrou que segue os passos do pai e conduziu a chama no topo de uma das cabines da famosa roda-gigante, um dos cartões-postais mais marcantes da capital inglesa.

(Foto: Getty Images/LOCOG)

Esqui - Oslo 1952

Em 1952, a Escandinávia reuniu as edições de Verão (em Helsinque) e de Inverno (em Oslo) dos Jogos Olímpicos. O norueguês Eigil Nansen, neto do explorador e humanista Fridtjof Nansen, esquiou com a tocha Olímpica de Inverno rumo ao Estádio Bislett, palco da cerimônia de abertura.

(Foto: COI)

Cavalo - Londres 2012

A atleta britânica - e membro da família real - Zara Phillips entrou no Jockey Club Cheltenham, em Londres, conduzindo a tocha acompanhada do cavalo Toy Town.

Foto: (Matt Cardy/Getty Images)

Bicicleta - Helsinque 1952

Rumo à cerimônia de abertura no estádio Olímpico de Helsinque 1952, a tocha viajou de bicicleta entre as cidades de Aalborg e Randers, na Dinamarca.

(Foto: Keystone/Stringer)

Balão - Londres 2012

O apresentador de televisão, escritor e aventureiro inglês Ben Fogle levou a lanterna com a chama Olímpica aos céus da Cornuália, na Inglaterra, viajando em um balão de ar quente.

(Foto: Getty Images/Matt Cardy)

Barco - Sydney 2000

Como não dá para surfar com a tocha Olímpica, a atleta arrumou outro jeito de conduzi-la sobre o mar: de barco. Sua parte do revezamento foi em Bondi Beach, em Sydney.

(Foto: Getty Images/Scott Barbour)

Bicicleta - Atenas 2004

No terceiro dia do revezamento da tocha Olímpica Atenas 2004, a chama passeou de bicicleta. A honra foi de um ciclista australiano, que pedalou sobre duas rodas em Melbourne.

(Foto: Todd Warshaw/Getty Images)

Barca - Londres 2012

Até de embarcação real a tocha Olímpica viajou: a barca Gloriana, da Coroa britânica, conduziu a chama Olímpica sobre as águas do rio Tâmisa, em Londres, com o Big Ben ao fundo.

(Foto: Getty Images/Oli Scarff)