Os maiores astros do tênis estão escalados para os Jogos Olímpicos Rio 2016
Novak Djokovic, Serena Williams, Roger Federer, Garbiñe Muguruza, Andy Murray e Rafael Nadal são alguns dos tenistas que vêm ao Brasil
Novak Djokovic, Serena Williams, Roger Federer, Garbiñe Muguruza, Andy Murray e Rafael Nadal são alguns dos tenistas que vêm ao Brasil
Djokovic e Serena: os dois números 1 do mundo vêm ao Rio de Janeiro para o torneio Olímpico de tênis (Foto: Gettty Images)
Um time de estrelas, inclusive os atuais campeões Olímpicos de simples, Andy Murray e Serena Williams, está escalado para a disputa do tênis nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A lista provisória foi divulgada nesta quinta-feira (30) pela Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês).
Novak Djokovic, Serena Williams, Roger Federer, Garbiñe Muguruza, Andy Murray e Rafael Nadal são algumas das estrelas que jogarão no Centro Olímpico de Tênis entre os dias 6 e 14 de agosto.
No torneio de simples, há 64 atletas de cada gênero, selecionados de acordo com o ranking mundial do dia 6 de junho - além de dois convidados. Para cada evento, um país nomeia até quatro tenistas.
Também foram anunciadas as duplas masculinas e femininas, com 32 parcerias em cada evento. Os atuais campeões Olímpicos estão na disputa: os irmãos Bob e Mike Bryan, no masculino, e as irmãs Venus e Serena Williams, no feminino, todos competindo pelos Estados Unidos. As parcerias mistas, por fim, são formadas por quaisquer atletas inscritos em simples ou duplas, com até duas duplas por país.
Irmãos em ação: Mike e Bob Bryan estão no Rio 2016 (Foto: Getty Images/Matthew Lewis)
"Desde o retorno do tênis aos Jogos, em 1988, a competição tem crescido a cada edição. A atual geração de atletas abraçou essa oportunidade única no nosso esporte. Esperamos que a competição seja intensa e as partidas, memoráveis", disse David Haggerty, presidente da ITF.
O sorteio dos confrontos será no Centro Olímpico de Tênis, no dia 4 de agosto, às 11h. A cerimônia de abertura dos Jogos acontece no dia seguinte.
Confira os rankings mundiais masculino e feminino.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e pelo Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.