Tudo que você não pode perder no primeiro dia do Rio 2016
Basquetebol, judô, rugby, tiro esportivo, ginástica artística...não faltam opções para acompanhar aos Jogos pela cidade
Basquetebol, judô, rugby, tiro esportivo, ginástica artística...não faltam opções para acompanhar aos Jogos pela cidade
Estreia do campeão Olímpico Arthur Zanetti, logo pela manhã, é uma das atrações do sábado no Jogos Rio 2016 (Foto: Getty Images/Ezra Shaw)
Primeiro dia de competições multiesportivas do Rio 2016, o sábado (6) vai movimentar a cidade-sede dos Jogos. Durante todo o dia, 21 modalidades esportivas estarão em disputa em 23 arenas, espalhadas pelas quatro regiões dos Jogos e nas cidades do futebol. Atrações não vão faltar, para todos os gostos e estilos, e para que você aproveite os Jogos intensamente desde o início, o site Rio2016.com lista as provas absolutamente imperdíveis do dia.
As primeiras medalhas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 sairão no tiro esportivo. A primeira prova a ser concluída no Centro Olímpico de Tiro é a da carabina de ar 10m feminina, cuja final está marcada para as 10h30. As principais candidatas a colocarem no peito o primeiro ouro dos Jogos são a sérvia Andrea Arsovic e a chinesa Yi Siling.
Sérvia Andrea Arsovic é candidata ao primeiro ouro do Rio 2016 (Foto: Getty Images/Matthias Hangst)
O torneio feminino de handebol vai ser aberto com um duelo que pode perfeitamente vir a se repetir na decisão do torneio. Às 9h30, Noruega e Brasil medem forças na Arena do Futuro. As norueguesas são as atuais bicampeãs Olímpicas e campeãs mundiais, enquanto as brasileiras, que contarão com apoio maciço da torcida, venceram o Mundial de 2013.
Brasil e Noruega medem forças na estreia no Rio 2016 (Fotos: Getty Images/Jeff Gross)
Campeã Olímpica de judô em Londres 2012, a piauiense Sarah Menezes pode conquistar o bicampeonato no Rio 2016. As disputas da categoria até 48kg começam às 10h na Arena Carioca 2 e as finais estão previstas para o fim da tarde. Suas maiores rivais no tatame devem ser Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia, e Ami Kondo, do Japão, líder e vice-líder do ranking mundial.
Sarah Menezes deve lutar pelo pódio com judocas de Mongólia e Japão (Foto: Getty Images/Buda Mendes)
O Rio 2016 apresenta ao mundo Olímpico a versão para sete jogadores do rugby, que é disputada pela primeira vez nos Jogos. No primeiro dia de competição, as mulheres estarão em ação no Estádio de Deodoro, de 11h às 19h, com destaque para as potências da Oceania, Austrália e Nova Zelândia. Vá preparado para se divertir, pois a atmosfera das competições de rugby pelo mundo é a melhor possível.
Nova Zelândia chega ao Rio 2016 como candidata ao ouro (Foto: Getty Images/Friedemann Vogel)
Campeã Olímpica em Pequim 2008 e Londres 2012, a seleção feminina de voleibol do Brasil conta com o fator casa para conquistar o tri e repetir o feito da rival Cuba, três vezes campeã entre Barcelona 1992 e Sydney 2000. Sob o comando do tricampeão Olímpico José Roberto Guimarães, a equipe estreia diante de Camarões, às 15h, no Maracanãzinho.
Capitã do Brasil, Fabiana (esq.) ganhou ouro em Pequim 2008 e Londres 2012 (Foto: FIVB)
A seleção masculina de basquetebol dos Estados Unidos, uma das principais atrações dos Jogos Rio 2016, vai à quadra pela primeira vez. Dona de 14 ouros Olímpicos em 17 participações, a equipe que conta com estrelas como Kevin Durant, Carmelo Anthony e Klay Thompson enfrenta a China, às 19h, na Arena Carioca 1.
Carmelo Anthony tem duas medalhas de ouro no currículo (Foto: Getty Images/Ethan Miller)
Campeão Olímpico e mundial nas argolas, o ginasta Arthur Zanetti entra em ação logo no primeiro dia de seu esporte nos Jogos Rio 2016. O brasileiro participará da fase classificatória da competição por equipes da ginástica artística, que começa às 10h30, na Arena Olímpica do Rio.
Arthur Zanetti busca repetir o ouro de Londres 2012 (Foto: Getty Images/Ezra Shaw)