Onde o povo está
Expresso Rio 2016 leva a obra de Portinari e imagens de campeões Olímpicos pelo ramal Deodoro
Expresso Rio 2016 leva a obra de Portinari e imagens de campeões Olímpicos pelo ramal Deodoro
Imagens de obras de Candido Portinari no trem ao lado de Jaqueline Carvalho, do vôlei (Rio 2016/Daniel Ramalho)
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 vão ajudar a obra de um dos mais importantes pintores brasileiros a seguir cumprindo sua vocação popular. A partir desta última semana de dezembro, o ramal Olímpico dos trens cariocas vai contar com mais um Expresso Rio 2016, que passará pelas estações levando imagens de campeões Olímpicos junto a obras de Candido Portinari (1903-1962) adesivadas na parte externa.
É o segundo trem Olímpico que faz circular cultura e esporte pelos trilhos da Central do Brasil, em uma parceria da Supervia com o programa de cultura Celebra, do Comitê Rio 2016. O primeiro expresso, com trechos de autores nacionais e fotos dos atletas Paralímpicos, foi lançado em setembro.
Conheça o programa de cultura Rio 2016
Saiba como foi a primeira iniciativa do Celebra, com poesia nos trens
Reconhecido no exterior – seus painéis “Guerra e Paz” estão na sede das Nações Unidas, em Nova York –, Portinari foi contemporâneo e colaborador do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), com quem também dividia convicções políticas.
“É um privilégio proporcionar aos passageiros essa chance de viajar observando a obra de Candido Portinari, um de nossos maiores pintores, conhecido em todo o mundo e que dedicou sua vida a pintar o trabalhador brasileiro, as crianças e o próprio Brasil”, diz Carla Camurati, diretora de cultura do Rio 2016.
Para João Candido Portinari, filho do artista e diretor-geral do Projeto Portinari, o contato com o povo é o mais importante. “Acredito que esse trem seja a chance de levar o legado de Portinari para todo o Rio de Janeiro e, de certa forma, para o Brasil. O nosso principal objetivo é levar essas obras aonde o povo está”, afirma.
Saiba mais sobre os painéis de Portinari que estão na sede da ONU
O Expresso Rio 2016 utiliza 14 reproduções de obras de Portinari, com destaque para imagens que reproduzem crianças brincando e o painel “Paz”, que foi restaurado e reinaugurado na sede da ONU em fevereiro de 2015. Entre os campeões Olímpicos retratados estão os atletas do voleibol Giovane Gávio, Jaqueline Carvalho, Fabiana Alvim, Thaísa Menezes, Jaqueline, Paula Pequeno e Sheila Castro e os velejadores Torben Grael, Marcelo Ferreira e Robert Scheidt.