Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Onde jogar badminton no Brasil? Fácil...

Por Rio 2016

Encontre o lugar mais próximo na plataforma digital do esporte

Onde jogar badminton no Brasil? Fácil...

Locais para prática e o aprendizado estão distribuídos por todo o país (Reprodução)

Encontrar um lugar para praticar seu esporte favorito no Brasil pode parecer fácil quando ele está entre os mais populares, como o futebol, basquetebol e voleibol. Mas e se você quiser praticar badminton, cujo evento-teste para os Jogos Rio 2016 começou na terça-feira (24)? A Federação Mundial de Badminton (BWF) e a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd)  usaram a tecnologia para resolver um problema dos fãs do esporte no país e também das escolinhas e academias. Com o site descubraobadminton.com.br, as pessoas podem encontrar com facilidade um lugar mais próximo de suas casas para jogar.

A página foi implantada sobre uma plataforma de busca por localidade.  No acesso, o site procura, automaticamente, mostrar as instituições mais próximas da residência do usuário com atividades de badminton e as aponta em um mapa. Também há uma opção de busca se a intenção for encontrar locais para aprender ou praticar badminton em outras cidades.

Os resultados são mostrados de forma que o internauta possa decidir a melhor rota de deslocamento e também acessar informações de endereço, telefone, horário de funcionamento e tipo de instituição (federação, escolinha, academia, clube). Também há uma opção para os usuários avaliarem a qualidade do serviço prestado e outra para a inclusão de novos locais no mapa.
 


Quando o usuário clica em um ponto do mapa com a peteca, recebe informações como endereço e horário de funcionamento (Foto: Reprodução)


Demanda atendida

Maria Van Grichen, gerente do Projeto Rio da BWF, explica que a ideia do site surgiu no Rio de Janeiro, em 2014, quando a Federação Mundial começou a promover atividades ao ar livre para divulgar o badminton e torná-lo mais familiar do público brasileiro antes dos Jogos Rio 2016. “Muita gente que não conhecia o esporte começou a jogar, curtir e perguntar: onde eu posso treinar? Aí eu percebi que a informação não estava disponível em estado nenhum do Brasil”, explica Maria.

A solução foi desenvolver a página na internet. “A ideia era criar uma via de mão dupla na qual uma pessoa pudesse pesquisar um lugar para jogar e, por outro lado, quem tem clubes, escolinhas ou grupos de prática pudesse cadastrar suas entidades”, completou Maria. Atualmente existem 202 pontos de prática de badminton no mapa e, segundo a gerente da BWF, a Federação faz uma verificação para garantir a real existência da arena e das atividades antes de confirmar a inclusão de uma nova informação na página. Se a passagem de Lin Dan pelo Brasil para participar do evento-teste para os Jogos Rio 2016 servir de inspiração para algum aspirante à atleta, ele já tem por onde começar.

Leia também:

Saiba mais sobre badminton

Astro do badminton, Super Dan é a principal atração de evento-teste no Riocentro

Lin Dan se prepara para conquistar o terceiro ouro seguido no badminton dos Jogos Olímpicos