Leilão Oficial do Rio 2016 tem tocha que Vanderlei Cordeiro Lima usou para acender a pira Olímpica
Exemplo do espírito Olímpico, herói brasileiro assina o símbolo dos Jogos
Exemplo do espírito Olímpico, herói brasileiro assina o símbolo dos Jogos
(Foto: Bruno Lorenzo)
O herói brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima autografou a tocha utilizada para acender a pira olímpica no Maracanã para o Leilão Oficial dos Jogos Rio 2016. Ícone mais reconhecido da cerimônia de abertura, a tocha é um dos milhares de produtos disponíveis para lances no site www.leilaooficial.rio2016.com.
Vanderlei Cordeiro de Lima, momentos depois de acender a pira Olímpica (Foto: Getty Images/Ezra Shaw)
“Esta tocha rara é, sem nenhuma dúvida, o objeto mais excepcional que já tivemos o privilégio de oferecer”, afirma Jon Curleigh, do Grupo Pursuit3, licenciado do leilão oficial. “É uma honra para a gente, principalmente porque o Vanderlei é reconhecido em todo o mundo por compartilhar o espírito Olímpico. Em homenagem a esse excepcional atleta, também criamos uma edição especial limitada de tochas assinadas por ele”, completa.
Vanderlei e Jon Curleigh (Foto: Bruno Lorenzo)
Vanderlei Cordeiro de Lima ficou famoso mundialmente quando conquistou a medalha de bronze na maratona dos Jogos de Atenas 2004, apesar de ter sido prejudicado por um espectador durante a prova. Depois, ele se tornou o primeiro e único atleta latino-americano condecorado com a medalha Pierre de Coubertin, a maior honraria humanitária-esportiva oferecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
“Definitivamente, jamais vou esquecer os Jogos Rio 2016. Foi uma honra acender a pira Olímpica no Maracanã lotado, e agora vou ajudar a manter viva a chama Olímpica. Qualquer pessoa do mundo tem a oportunidade de adquirir essa tocha tão especial, mas tomara que ela permaneça no Brasil”, disse Vanderlei.
Os apaixonados por esporte que quiserem ter uma recordação histórica da primeira edição dos Jogos Olímpicos na América do Sul já podem acessar o site. Ao todo, serão cerca de 15 mil peças de memorabília, uma tradição mundial. Os colecionadores que adquirem os itens se tornam guardiões da história e ajudam a valorizar a memória do esporte.