Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

O revezamento chega ao paraíso: #TochaOlímpica visita o arquipélago de Fernando de Noronha

Por Rio 2016

Chama dos Jogos Olímpicos ganha a companhia de golfinhos e tartarugas e anda de canoa, bugre e saveiro pelas ilhas

O revezamento chega ao paraíso: #TochaOlímpica visita o arquipélago de Fernando de Noronha

Mais de 50 golfinhos acompanharam a passagem da tocha nas mãos da condutora Zaira Matheus (Foto: Rio 2016/Fernando Soutello)

Um dos mais belos destinos turísticos e ecológicos do Brasil, o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) foi palco do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 neste domingo (5). A chama Olímpica partiu de Natal (RN) e chegou à ilha de avião, recebida na Praia do Sueste por biólogos do Projeto Tamar. Nascido e criado em Noronha, o fiscal ambiental Gilvânio da Silva conduziu a tocha pela praia deserta em companhia de duas tartarugas.

"Elas sobrevivem fora da água por semanas. São um tanque de guerra, só precisam de hidratação e proteção contra o sol", explica o biólogo Felipe Bortolon. O Projeto Tamar já catalogou mais de mil tartarugas verdes e 573 tartarugas penteadas em Noronha.

Brasileiros elevam emoção à máxima potência com revezamento ao som de Luiz Gonzaga

Em seguida, a chama Olímpica foi de saveiro ao encontro dos golfinhos da ilha. A condutora Zaira Matheus levou a tocha na proa da embarcação, sendo acompanhada por mais de 50 golfinhos que nadavam na divisa entre os mares de dentro e de fora, na região das Ilhas Secundárias.

#TochaOlímpica faz revezamento de craques e emociona o "Mão Santa" Oscar Schmidt

“É difícil selecionar o que tem de mais lindo no mar de Fernando de Noronha. Mas o momento mais especial é quando você está mergulhando e os golfinhos aparecem. Eles nadam ao seu lado, olham nos seus olhos, parecem que nos dão a permissão de estar aqui. Isso é incrível”, comenta a bióloga e especialista em fotografia subaquática, que vive na ilha desde 1999.

Tocha pega carona com canoa havaiana em Fernando de Noronha (Foto: Rio 2016/André Luiz Mello)

Após passear de canoa havaiana pelas praias da Cacimba e do Sancho, onde foi conduzida pelo surfista Patrick Tamberg Amarante, a chama foi levada por Carol Barcellos, repórter esportiva e apresentadora da TV Globo e uma das protagonistas do programa Planeta Extremo.

“Eu amo Noronha, tenho uma relação especial com esse lugar e com as pessoas daqui. Trouxe minha filha para me acompanhar. E eu, que trabalho com esporte e amo esporte, estou sentindo um gostinho do que é ser atleta. Especial demais essa experiência”, celebrou Carol, que percorreu a área que vai do forte até a Vila do Remédios.
 

O último dos 13 condutores do dia foi Ademir Rogerio, morador de Noronha há 28 anos. “Eu sou um atleta e, como qualquer um, quando via os Jogos pela TV, pensava que queria estar lá. E agora eu faço parte, representando essa ilha que tanto amo”.

Nesta segunda-feira (6), o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 segue no Nordeste e passa pelas cidades potiguares de Lajes, Angicos, Assu e Mossoró.

Siga todos os passos da Chama Olímpica