Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

No Rio 2016, astro iraniano é a esperança de um país apaixonado por voleibol

Por Rio 2016

Saeid Marouf é celebridade no Irã, tem talento reconhecido internacionalmente e levou seu país aos Jogos Olímpicos pela primeira vez

No Rio 2016, astro iraniano é a esperança de um país apaixonado por voleibol

Levantador nasceu em Urmia, cidade que tem o voleibol como esporte número 1 (Foto: Getty Images/Alexandre Loureiro)

Imagine um país apaixonado por voleibol, embora jamais tenha disputado os Jogos Olímpicos na modalidade. Agora, pense num atleta que comandou essa classificação inédita e foi eleito o melhor do mundo em sua posição, mesmo em uma seleção sem tradição. Esse é Mir Saeid Marouf Lakrani, ou Saeid Marouf, levantador iraniano que chega com moral aos Jogos Rio 2016.

“Somos o principal representante de esporte coletivo do nosso país nos Jogos, então estamos prontos para que todo o povo acompanhe nosso desempenho", diz o levantador, cujo sobrenome em persa significa “famoso”.

E o nome se justifica. "Crianças, adolescentes, idosos... todos admiram Saeid Marouf no Irã", conta a iraniana Naier Gargari, torcedora que foi de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro especialmente para ver o astro em ação na Liga Mundial.

Iraniano foi considerado o melhor levantador do mundo em 2014 pela FIVB  (Foto: Getty Images/Alexandre Loureiro)

Marouf nasceu em Urmia, cidade iraniana onde o voleibol é o esporte número 1. “Fala-se de voleibol o tempo todo. O primeiro brinquedo de toda criança é uma bola de voleibol”, conta o astro, que amplia a paixão para todo o território nacional. “No Irã, as pessoas lotam ginásios cerca de cinco horas antes dos jogos”, diz.

Talento mundial

A fama de Marouf não se restringe ao Irã. Em 2014, ele foi eleito o melhor levantador da Liga Mundial pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Já o time russo Zenit não hesitou em pagar cerca de US$ 1 milhão para tê-lo por uma temporada, o que o tornou um dos atletas mais bem pagos da modalidade no mundo.

Sobre a presença nos Jogos, Marouf diz que é uma oportunidade de aprender. “É uma alegria e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade sobre os ombros. Temos de aprender com países como o Brasil, os Estados Unidos, a Polônia, a França...”.