Enquanto Bolt se recupera de contusão, rival registra a melhor marca do ano nos 100m
Justin Gatlin faz 9s80, vence a prova mais rápida do atletismo na seletiva dos Estados Unidos e confirma vaga nos Jogos Rio 2016
Justin Gatlin faz 9s80, vence a prova mais rápida do atletismo na seletiva dos Estados Unidos e confirma vaga nos Jogos Rio 2016
Americano Justin Gatlin e os jamaicanos Shelly Ann Fraser-Pryce, Yohan Blake e Veronica Campbell-Brown vêm ao Jogos Rio 2016 (Fotos: Getty Images)
Se o final de semana registrou um momento dramático para Usain Bolt, que sofreu uma lesão muscular, o maior rival do jamaicano nos 100m rasos voou baixo. O americano Justin Gatlin, ouro na prova em Atenas 2004, cravou o melhor tempo do ano na prova com 9s80, na seletiva americana realizada em Eugene, Oregon, neste domingo (3).
"Não estava muito preocupado com o cronômetro. No ano passado eu só queria saber do tempo, mas neste ano estou preocupado em me preparar para chegar ao auge da forma", disse Gatlin após a prova, de olho nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Em preparação para o Rio 2016, Gatlin não quer nem ouvir falar em Bolt
Trayvon Bromell e Marvin Bracy, segundo e terceiro colocados na prova, respectivamente, também chegam fortes ao Brasil. Enquanto Bromell fez a segunda melhor marca do ano, com 9s84, Bracy anotou 9s98 e levou o bronze da seletiva americana.
Outras duas estrelas Olímpicas do atletismo que conquistaram vaga neste domingo (3) são Allyson Felix, que venceu os 400m rasos, e Ashton Eaton, que vai defender seu título Olímpico no decatlo. A seletiva americana segue até o próximo domingo (10).
Yohan Blake, Shelly Ann Fraser-Pryce e Veronica Campbell-Brown também garantiram vaga para o Rio 2016. As confirmações vieram na seletiva da Jamaica encerrada neste domingo (3), em Kingston (confira todos os resultados das provas masculinas e femininas). Na ausência de Usain Bolt, Blake assumiu o protagonismo e venceu os 200m com 20s29, seguido por Nickel Ashmeade (20s45). Ambos já haviam garantido vaga nos 100m rasos.
Fraser-Pryce também se classificou nos 100m rasos. Com 10s93, a bicampeã Olímpica chegou em segundo, atrás de Elaine Thompson, que fez 10s70. Ambas sentiram dores e acabaram desistindo da final 200m, prova em que Simone Facey e Veronica Campbell-Brown, com 22s65 e 22s80, respectivamente, conquistaram as vagas.
Enquanto seus adversários voam na pista, Usain Bolt corre contra o tempo para garantir as vagas nos Jogos Rio 2016. O jamaicano chega nesta segunda-feira (5) à Alemanha para se tratar com Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt, médico que atende a seleção de futebol do país.
Caso se recupere a tempo do estiramento no músculo posterior da coxa esquerda, o velocista conta com convites da federação jamaicana para ocupar a terceira vaga nos 100m e 200m rasos e no revezamento 4x100m, dos quais é o atual bicampeão Olímpico.