Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Nova Zelândia e Espanha fecham a lista de classificados no hóquei para o Rio 2016

Por Rio 2016

Equipes ocupam o lugar da África do Sul, que abriu mão de suas vagas entre homens e mulheres nos Jogos

Nova Zelândia e Espanha fecham a lista de classificados no hóquei para o Rio 2016

Rio, lá vamos nós: Federação de Hóquei da Espanha confirmou a presenção da equipe feminina nos Jogos (RFEH)

A Nova Zelândia foi confirmada nesta sexta-feira (18) na disputa masculina de hóquei sobre grama dos Jogos Rio 2016, da mesma forma que a Espanha teve a sua presença assegurada na quinta-feira (17) como a última equipe a se classificar para o torneio feminino Olímpico desse esporte, que será realizado em Deodoro.

 

Nick Haig e Blair Hilton celebram gol da Nova Zelândia contra o Canadá durante os Jogos da Commonwealth 2014 (Foto: Mark Kolbe/Getty Images)

 

A Federação Internacional de Hóquei (FIH) anunciara que as duas equipes (feminina da Espanha e masculina da Nova Zelândia) foram convidadas a competir no Rio depois que o Comitê Olímpico e Confederação dos Esportes da África do Sul (SASCOC, na sigla em inglês) decidiu recusar as vagas para seus times de homens e de mulheres.

A Federação Real de Hóquei da Espanha (RFEH, na sigla em espanhol) rapidamente aceitou o convite. E nesta sexta-feira foi a vez da  Nova Zelândia.

Conheça tudo de hóquei com nosso infográfico

O time da Espnha se defende na partida contra os Países Baixos durante o Campeonato Europeu deste ano, em Londres (Foto: RFEH)

 

As equipes masculina e feminina da África do Sul venceram o Campeonato Africano, em novembro, ganhando o direito de competir no Rio 2016. Porém, o SASCOC comunicou que abre mão das vagas porque, pelas suas regras internas, a classificação via torneio continental não deve ser considerada.

A FIH levou o caso ao Comitê Olímpico Internacional (COI), mas a direção-executiva do COI afirmou que, segundo a Carta Olímpica, todas as partes envolvidas devem respeitar a decisão do SASCOC.

Assim, seguindo as regras de classificação Olímpica da FIH, as vagas foram realocadas para as equipes mais bem posicionadas na Liga Mundial de Hóquei ainda não asseguradas nos Jogos, no caso a Espanha, no feminino, e a Nova Zelândia, no masculino.

A Espanha se junta à Austrália, República da Coreia, EUA, Grã-Bretanha, China, Alemanha, Argentina, Países Baixos, Nova Zelândia, Índia e Japão como participantes da competição feminina do Rio 2016.

No masculino, a Nova Zelândia terá como adversários Espanha, Índia, Alemanha, Argentina, Países Baixos, Austrália, Bélgica, Grã-Bretanha, Brasil, Canadá e Irlanda.

Leia também

Hóquei in Rio: esporte sela seu lugar no Brasil

As holandesas estão chegando...

Sardar Singh e o desafio da Índia de retomar a era de glórias no hóquei sobre grama

Tabu quebrado: após 108 anos, Irlanda classifica equipe para o hóquei sobre grama

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima