Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Nos pênaltis, Brasil passa pela Austrália e vai às semifinais no futebol feminino

Por Rio 2016

Suécia, Alemanha e Canadá são as outras semifinalistas - Estados Unidos ficaram fora

Nos pênaltis, Brasil passa pela Austrália e vai às semifinais no futebol feminino

Com duas defesas na decisão por pênaltis, goleira Barbara garantiu a classificação brasileira (Foto: Getty Images/Pedro Vilela)

O Brasil segue na disputa por sua terceira medalha Olímpica no futebol feminino. Vice-campeãs em Atenas 2004 e Pequim 2008, as brasileiras passaram sufoco, mas venceram a Austrália nos pênaltis nesta sexta (12), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), e se classificaram para a a semifinal. O tempo normal e a prorrogação terminaram 0 a 0. Nos pênaltis, o Brasil venceu por 7 a 6 e contou com a estrela de Barbara, que defendeu duas cobranças. Na semifinal, a seleção enfrentará a Suécia, que eliminou os Estados Unidos.

"Eu garanto que nós saímos daqui muito mais fortes", comemorou a capitã Marta.

O primeiro tempo da partida foi muito equilibrado. A atacante Debinha teve as melhores chances de gol do Brasil e a Austrália não conseguiu aproveitar as falhas da defesa brasileira para abrir o placar. O segundo tempo seguiu no mesmo ritmo. Aos 40 minutos, Logarzo chutou forte de fora da área e acertou o travessão do Brasil. Cinco minutos depois, Andressa Alves cabeceou no cantinho direito, mas a goleira australiana Williams fez uma grande defesa. Na prorrogação, o Brasil insistiu, mas não conseguiu finalizar com perigo.

Nos pênaltis, a série inicial de cinco cobranças terminou empatada em 4 a 4 - Marta desperdiçou a cobrança brasileira e Katrina Gorry perdeu para as asutralianas. Após duas cobranças alteranadas, a goleira Barbara foi a heroína da classificação, defendendo o chute de Alanna Kennedy e fazendo o Mineirão explodir em festa.

"A Marta é a melhor do mundo, não podia ser julgada pelo pênalti perdido", disse Barbara, após a decisão por pênaltis.

Suécia, Alemanha e Canadá também se classificaram

A Suécia será a adversária do Brasil na semifinal, depois de se tornar a grande surpresa da competição. O time eliminou os Estados Unidos nos pênaltis por 4 a 3, depois de empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). As americanas disputaram todas as decisões Olímpicas desde que o futebol feminino entrou para os Jogos, em 1996, e ganharam quatro medalhas de ouro e uma de prata. Pela primeira vez na história, ficarão fora do pódio.

Suecas comemoram a classificação histórica (Foto: Getty Images/Celso Junior)

A outra semifinal será entre Alemanha e Canadá. As alemãs eliminaram a China, com a vitória por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), enquanto as canadenses bateram a França pelo mesmo placar, com um golaço de Sophie Schmidt, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP).

As semifinais acontecem na terça (16). Brasil e Suécia se enfrentam às 13h, no Maracanã, enquanto Alemanha e Canadá medem forças às 16h, no Mineirão. A decisão será na sexta (19), às 17h30, no Maracanã.

Confira o calendário do futebol