Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

No duelo de campeões, Fernando Fernandes supera Nalbert na Lagoa Rodrigo de Freitas

Por Rio 2016

Tetra mundial de paracanoagem desafia ouro Olímpico no voleibol para celebrar novo patrocinador dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

No duelo de campeões, Fernando Fernandes supera Nalbert na Lagoa Rodrigo de Freitas

Nalbert e Fernando Fernandes se divertiram durante ação promocional da Coca-Cola na Lagoa Rodrigo de Freitas (Coca-Cola/Alexandre Loureiro)

Era manhã de segunda-feira (30) e o tempo não estava lá essas coisas. Mesmo assim, uma dupla se divertia às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Quem por lá passava talvez não soubesse que os grandes responsáveis por toda aquela agitação nas águas da Lagoa eram duas lendas do esporte brasileiro. De fato, a cena era épica: Nalbert, campeão Olímpico do voleibol, tentava se equilibrar em uma canoa claramente pequena para os seus 1,96 metros de altura, enquanto Fernando Fernandes, tetracampeão mundial da paracanoagem, gritava instruções e ria dos esforços do colega já aposentado das quadras. A missão dos dois era ver quem completava primeiro o percurso de poucos metros montado junto ao Clube Caiçaras. Não é preciso dizer quem levou a melhor, não é?

“Foi sensacional. Deixei ele curtir um pouco, mas quando ele achou que iria ‘morder’, eu fui lá e mostrei que essa praia é minha”, brincou Fernando.

“Tinha que ganhar mesmo. O mais importante é a gente se divertir e conhecer outros esportes. Agora vou poder contar para os outros como esses caras são bons, porque não é para qualquer um não”, disse Nalbert, que se aventurou pela primeira vez na canoa. “As maiores dificuldades foram todas: na hora de entrar, achar a posição, equilibrar”, comentou.

Fernando Fernandes brincou com Nalbert ao ultrapassá-lo nos últimos segundos: "Aqui, eu que mando" (Foto: Coca-Cola/Alexandre Loureiro)

 

O desafio entre a estrela do esporte Olímpico e a do Paralímpico foi acertado para celebrar o patrocínio dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 pela Coca-Cola. E o poder de inspiração dos atletas Paralímpicos foi lembrado por todos os presentes no evento.

 “As pessoas começaram a enxergar o esporte Paralímpico como uma ferramenta de mudança social. O papel que nós atletas temos não é só de buscar a performance esportiva, mas também contribuir para a mudança da sociedade, com mais acessibilidade, melhor transporte, etc”, comentou Fernando.

Para Nalbert, os esportes Olímpicos e os Paralímpicos estão cada vez mais “caminhando juntos”.

“Além de admirar a superação dos atletas, as pessoas já assistem às competições Paralímpicas para torcer mesmo e reconhecem o talento desses caras. Nós enxergamos os atletas Paralímpicos como competidores de alto nível”, afirmou.

“O que todo mundo chama de pressão, a gente chama de prazer. É se divertir e sentar o braço”

Fernando Fernandes

 

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 marcarão a estreia da canoagem no evento. Favorito para levar o primeiro ouro da história Paralímpica, Fernando Fernandes se mostrou animado para defender a bandeira do Brasil na principal competição de paradesporto do mundo no ano que vem.

“A expectativa é ótima, temos um time muito forte. Quando comecei, éramos apenas cinco atletas no esporte, agora somos 150 – um crescimento lindo de se ver. Tenho certeza que vamos bater de frente e mostrar que o Brasil é uma potência mundial do esporte Paralímpico”, disse o atleta, que ficou paraplégico após um acidente de carro em 2009.

Leia mais: 'Reencontrei a liberdade na paracanoagem', diz o atleta Paralímpico Fernando Fernandes

A Coca-Cola é patrocinadora dos Jogos Olímpicos desde a edição de Amsterdam 1928, e dos Paralímpicos desde Barcelona 1992.

“Incentivar o jovem a se movimentar mais faz parte do legado que queremos construir. O esporte Paralímpico inspira a mudar vidas. Os atletas Paralímpicos são competidores de ponta, mas a inspiração que eles provocam com suas histórias é o que muda de verdade a sociedade. A gente quer apoiar isso”, disse Flávio Camelier, vice-presidente da Coca-Cola Brasil.

O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Nuzman, e o presidente do CPB, Andrew Parsons, posaram com o vice-presidente da Coca-Cola, Flavio Camelier (ao centro), e com os atletas patrocinados pela empresa Fernando Fernandes, Verônica Hipolito e Nalbert (Foto: Coca-Cola/Alexandre Loureiro)