No atletismo, queniano conquista o ouro e bate recorde Olímpico dos 3000m com obstáculos
Conseslus Kipruto fechou a prova em 8min03s28 e deixou para trás o americano Evan Jager, exatamente um segundo mais lento
Conseslus Kipruto fechou a prova em 8min03s28 e deixou para trás o americano Evan Jager, exatamente um segundo mais lento
Kipruto deixa os rivais para trás rumo ao ouro e ao recorde Olímpico (Foto: Getty Images/Alexander Hassenstein)
O atletismo dos Jogos Rio 2016 já abriu a quarta-feira (17) com um recorde Olímpico. A marca foi registrada pelo queniano Conseslus Kipruto, que correu os 3000m com obstáculos em 8min03s28. A prata ficou com o americano Evan Jager. Ezekiel Kemboi, do Quênia, terminou a prova em terceiro lugar, mas foi desqualificado posteriormente. Assim, o francês Mahiedine Mekhissi herdou o bronze.
Na reta final, Kipruto admite que festejou antes do fim. "Eu sabia que ninguém ia me pegar, então comecei a comemorar. Eu estava muito feliz nos últimos 200m porque ia ganhar a medalha de ouro", disse o vencedor.
Kipruto, Jager e Kemboi na disputa dos 300m com obstáculos (Foto: Getty Images;Cameron Spencer)
Antes da prova, Kipruto e Kemboi travaram um pequeno duelo de palavras. "Ele me disse que ia vencer. Kemboi geralmente destrói a mente de seus rivais, mas eu disse a ele que 'a pista mostrará quem deve ser o rei'", contou o vencedor, justificando o domínio de seu país na disputa. "Nós amamos obstáculos no Quênia, por isso vencemos sempre."
Kemboi tem duas medalhas de ouro Olímpicas na prova, conquistadas em Atenas 2004 e Londres 2012. O Quênia domina totalmente a disputa entre os homens, tendo conquistado todas as medalhas de ouro desde Los Angeles 1984.
Ainda nesta quarta será disputada a semifinal dos 200m rasos masculino, com a presença de Usain Bolt. Também serão definidos os campeões Olímpicos de três provas: salto em distância feminino, 200m rasos feminino e 100m com barreiras feminino.