Nenê e Raulzinho colocam Brasil na luta por medalha no basquetebol
Jogadores da seleção brasileira masculina, que estarão no Rio 2016, participaram do lançamento da NBA House
Jogadores da seleção brasileira masculina, que estarão no Rio 2016, participaram do lançamento da NBA House
Nenê e Raulzinho estão confiantes de que, apesar do grupo com adversários difíceis, o Brasil poderá conquistar medalha diante da torcida (Foto: Inovafoto/Alexandre Loureiro)
A NBA, principal liga de basquetebol do planeta, entrou n o clima dos Jogos Rio 2016. Nesta terça-feira, o escritório brasileiro da liga de basquetebol dos Estados Unidos e a Cisco apresentaram o projeto da NBA House, espaço temático que vai funcionar entre os dias 12 e 21 de agosto no Cais do Porto, no Rio de Janeiro. Os brasileiros Nenê Hilário e Raulzinho participaram da solenidade no Museu do Amanhã, próximo da futura sede. E o assunto principal, claro, foi os Jogos Olímpicos.
Nenê confia que o Brasil fará um bom papel nos Jogos, e nem o grupo complicado no torneio Olímpico o preocupa. “Chegamos cedo para nos prepararmos adequadamente. Claro que acreditamos no nosso trabalho, no nosso grupo, no nosso talento, na nossa qualidade e em ganhar uma medalha”, disse o jogador do Washington Wizards. Aumentam a confiança, segundo ele, os resultados dos Jogos Londres 2012 e do Mundial da Espanha 2014, no qual o time do Brasil se mostrou competitivo contra rivais como França e Sérvia e ficou fora do pódio por pouco.

Para Nenê, os Jogos são ótima oportunidade para ganhar espaço na seleção (Foto: Inovafoto/Alexandre Loureiro)
A ausência sentida, segundo Nenê, será de Tiago Splitter, que está contundido e não terá condições de se recuperar para o Rio 2016. “Mas tem o outro lado, que é uma chance de as pessoas pegarem essa oportunidade. Eu peguei a minha e estou aqui (na seleção brasileira) até hoje". Pessoalmente, o jogador acredita em um desempenho individual bem melhor no Rio 2016 em comparação a 2012, quando atuou com uma fascite planar (lesão na sola do pé). “Em Londres eu cheguei a perder a sensibilidade no andar. Hoje é um outro Nenê e não tive nenhum problema na temporada". Estratégias, segundo ele, ficam para o técnico Rubem Magnano.
Raulzinho, que joga no Utah Jazz, compartilha do otimismo de Nenê quanto a medalha. “É um sonho que não está tão distante quanto a gente pensa. A gente sabe da nossa capacidade, se não acreditar fica muito difícil”, diz o brasileiro, para quem o time atual é melhor do que o de 2012 por ter adquirido mais experiência. “A gente está mais preparado para enfrentar jogadores dos Estados Unidos, da Espanha e uma grande quantidade de jogadores da NBA por estamos mais acostumados a jogar contra eles. Isso traz pontos a favor para a gente".
Esse desenvolvimento individual vale especialmente para Raulzinho, que estreou na NBA nesta temporada e teve que lidar com asttros como Stephen Curry, do Golden State Warriors, e Russel Westbrook, do Oklahoma City Thunder. “Na NBA é até complicado se relacionar com seus adversários fora da quadra porque é muito competitivo. Querem mesmo passar por cima de você”, diz.

Raulzinho se vê mais maduro depois de enfrentar astros como Curry e Westbrook (Foto: Inovafoto/Alexandre Loureiro)
A NBA House pretende ser a casa do basquetebol no Rio. “A ideia é que seja um ponto de encontro dos fãs do mundo todo durante os Jogos”, disse Arnon de Mello Neto, Diretor-Executivo da NBA no Brasil. No espaço de 3 mil metros quadrados, que poderá abrigar 1,5 mil pessoas simultaneamente, estão previstas atividades como exibição de conteúdos exclusivos da NBA, videoconferências com atletas, interação em plataformas digitais, clínicas de basquete, sessões de autógrafos, disputas de videogame e música. Os fãs também conhecerão de perto o Troféu Larry O’Brien, entregue ao time campeão da liga.
Esta será a quinta edição da NBA House, que já passou por Nova York e Brooklyn, nos EUA (2015), Madri, na Espanha (2014), e Londres, na Inglaterra (2012). A versão carioca vai funcionar diariamente das 10h às 20h com entrada gratuita (programação sujeita à alterações). O endereço é Armazém da Utopia, no Boulevard Olímpico, localizado no Armazém 6 da Avenida Rodrigues Alves, Cais do Porto.
Não fez o cadastro para comprar os ingressos do basquetebol no Rio 2016? Acesse a página.