Na Vila dos Atletas, cerimônia de boas-vindas para brasileiros tem clima de Carnaval
Evento aconteceu neste domingo (31) e contou com membros do Time Brasil
Evento aconteceu neste domingo (31) e contou com membros do Time Brasil
Atletas do Brasil posam após cerimônia (Foto: Getty Images/Pascal Segretain)
A cerimônia de boas-vindas para os atletas brasileiros teve clima de Carnaval e baile funk. O evento aconteceu neste domingo (31), na Vila dos Atletas, e contou com a presença de membros do Time Brasil, a elite do esporte nacional.
A celebração teve participação da ex-jogadora de basquete Janeth Arcain, prefeita da Vila, de Carlos Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.
No repertório musical foi possível escutar um mix de hits do país, incluindo Tim Maia, Raul Seixas, Carmem Miranda e Gilberto Gil. Houve também dança e coreografias, que empolgaram os atletas.
Clima foi de descontração, com ritmos brasileiros (Foto: Rio 2016/Ernesto Neves)
O evento se repete com todas as delegações dos Jogos, e os atletas brasileiros já estavam na Vila há uma semana. No total, 105 esportistas do país já estão hospedados na Vila, e outros 21 chegam ao local ainda neste domingo. Entre os esperados estão competidores do vôlei de praia, dos saltos ornamentais e da esgrima.
Também no domingo, as delegações de Uganda e da Coreia do Norte participaram de cerimônias de boas-vindas.
"Esperamos por esse momento por muitos anos. A emoção é grande, e ouvir o Hino brasileiro tocar aqui é um sonho", disse Carlos Nuzman após a cerimônia.
Giovanna Gomes, dos saltos ornamentais: seis horas de treino por dia (Foto: Rio 2016/Ernesto Neves)
Atleta dos saltos ornamentais, a carioca Giovanna Gomes, de 17 anos, ficou emocionada durante a execução do hino. A jovem enfrenta uma rotina pesada de treinamento, que vai de segunda a sábado e consome seis horas diárias.
"Estar nos Jogos Olímpicos é meu maior sonho, desde criança. E poder realizá-lo no meu país deixa tudo ainda melhor", diz.
Thiagus Petrus dos Santos, do handebol: experiência única (Foto: Rio 2016/Ernesto Neves)
Armador esquerdo da seleção brasileira de handebol, Thiagus Petrus dos Santos, de 27 anos, desembarcou na Vila no último dia 27. Jogador do time húngaro Mol Pick Szeged, ele aproveita a presença no Brasil para reforçar a preparação nesta reta final. "Jogar aqui é especial. Você tem amigos e parentes te incentivando", diz ele, que também participou do revezamento da tocha olímpica.