Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Por onde anda a tocha Olímpica esta semana?

Por Rio 2016

Revezamento da chama ilumina expressões culturais mineiras ao passar por cidades de Minas Gerais até a capital Belo Horizonte

Por onde anda a tocha Olímpica esta semana?

A cantora Paula Fernandes é uma das celebridades a conduzir a tocha Rio 2016 em Minas Gerais

Cidades históricas, celebridades locais, festividades típicas e muitas belezas naturais adicionam uma pitada de mineirice à jornada da tocha Olímpica Rio 2016 pelo Brasil. Na segunda semana do revezamento, a chama dos Jogos Rio 2016 segue por cidades do estado de Minas Gerais, com programação intensa até o próximo domingo (15).

Acompanhe todos os passos da tocha Olímpica Rio 2016

Confira os principais destaques:

A Cachoeira dos Cristais, em Diamantina, a Igreja Matriz, em Serro, o Pico do Ibituruna, em Governador Valadares, e o centro histórico de Ouro Preto, além do jardim botânico e da galeria de arte a céu aberto, em Inhotim, formam o cenário perfeito para o brilho da chama e seus condutores.  

O Centro Histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais (Foto: Divulgação)

E que condutores. Os cantores Paula Fernandes e Rogério Flausino (da banda Jota Quest) são algumas das personalidades que levam o símbolo dos Jogos por Belo Horizonte. Além deles, outras  personagens do cotidiano das cidades também correm com a tocha Olímpica. Em Curvelo, por exemplo, a professora transexual Bianca Lins representa a comunidade LGBTS.

O cantor Rogério Flausino, da banda Jota Quest (Foto: Divulgação)

 Algumas manifestações culturais também estão previstas, como a famosa Vesperata de Diamantina, evento em que os músicos tocam nas sacadas do casario histórico enquanto o público os assiste na rua, e a Festa de Agosto, em Montes Claros, uma tradição cultural e religiosa do Norte de Minas, cuja dança e cantos homenageiam os cortejos dos Caboclinhos (que representam os índios), os Marujos (portugueses) e os Catopês  (africanos).

A festa da vesperata, na cidade de Diamantida, em Minas Gerais (Foto: Divulgação)

Outros destaques são o famoso trem 'Maria Fumaça', que leva a tocha de São João del Rey para Tiradentes; e uma chuva de pétalas de rosas em Barbacena, a Cidade das Rosas. Na capital mineira, Belo Horizonte, uma pira é acesa no estádio do Mineirão (palco do futebol Olímpico em agosto) durante a passagem do símbolo, que também visita a Igreja da Pampulha, pelo estado.

Confira a rota da tocha Olímpica Rio 2016 em Minas Gerais:

Varjão de Minas > Pirapora > Montes Claros > Bocaiúva Couto de Magalhães de Minas > Diamantina > Curvelo > Datas > Serro > Guanhãs > Governador Valadares > Naque > Coronel Fabriciano > Itabira > Ouro Preto > Itabirito > Contagem > Belo Horizonte > São João Del Rei > Tiradentes > Barbacena > Juiz de Fora.