Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Na ginástica artística, Brasil alcança a inédita classificação masculina por equipes

Por Rio 2016

Mundial de Glasgow garantiu oito países. Outros oito brigarão por quatro vagas no evento-teste de abril

Na ginástica artística, Brasil alcança a inédita classificação masculina por equipes

Ginástica masculina do Brasil fez história ao conseguir a inédita vaga Olímpica por equipes (CBG/Ricardo Bufolin)

Oito países se classificaram na ginástica artística masculina por equipes, para os Jogos Olímpicos Rio 2016, durante o Mundial disputado em Glasgow, na Escócia, que está servindo como Pré-Olímpico. Dentre eles, está o Brasil, que conseguiu a vaga masculina por equipes para os Jogos pela primeira vez.

Japão, China e Grã-Bretanha, pela ordem, tiveram as maiores notas na classificação por equipes do Mundial, que começou na segunda-feira (26) e termina no domingo (1º de novembro). Na sequência, vieram Rússia, Estados Unidos, Suíça, Brasil e Coreia do Sul.

O japonês Kohei Uchimura, campeão Olímpico em Londres 2012 e detentor de cinco títulos mundiais, tem sido o grande destaque no programa masculino do Mundial. O ucraniano Oleg Verniaiev é considerado o único adversário que pode ameaçar mais uma conquista de Uchimura na disputa individual geral.

Última chance em abril

Mesmo sem passar à final das argolas, o campeão Olímpico e mundial Arthur Zanetti destacou o trabalho da equipe do Brasil, que resultou na vaga inédita. “Estamos muito felizes porque estamos fazendo história para o nosso País. Esta equipe é maravilhosa. Todos somos muito unidos”, ressaltou Zanetti.

Os países classificados entre a nona e a 16ª posições em Glasgow terão nova chance de tentar a classificação para os Jogos Olímpicos: será no Qualificatório Final de Ginástica, evento-teste do Rio 2016, entre 16 e 19 de abril, que distribuirá as quatro últimas vagas por país.

Na briga estarão Alemanha, França, Ucrânia, Holanda, Espanha, Canadá, Romênia e Bielorússia.

No feminino, Brasil tentará a vaga por equipes no evento-teste de abril. Leia mais aqui.

Quer saber mais sobre o sistema de classificação da ginástica? Clique aqui (somente em inglês).

Acompanhe a corrida pela classificação aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.