Museu Cidade Olímpica convida visitante a sobrevoar o Rio de Janeiro sem sair do chão
Óculos de realidade virtual são uma das atrações do novo centro cultural na zona norte da cidade, inaugurado nesta terça-feira (5)
Óculos de realidade virtual são uma das atrações do novo centro cultural na zona norte da cidade, inaugurado nesta terça-feira (5)
Pão de Açúcar é uma das atrações vistas lá do alto no passeio virtual do Museu Cidade Olímpica (Foto: Getty Images/Celso Pupo)
Basta colocar os óculos para sobrevoar o Rio de Janeiro e conhecer, lá do alto, instalações Olímpicas e atrações turísticas da cidade, como a Vila dos Atletas, o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana. O passeio, possível graças à realidade virtual, é um dos atrativos do Museu Cidade Olímpica, inaugurado nesta terça-feira (5) no bairro do Engenho de Dentro, na zona norte do Rio.
Há quatro equipamentos à disposição de quem quiser fazer o passeio virtual. Neles, o usuário assiste a um vídeo de aproximadamente cinco minutos feito com a ajuda de asa-delta e helicóptero. "Como usamos câmeras 180 graus para fazer as tomadas, quem vê o filme tem mesmo a impressão de estar voando", afirmou Stefano Masseto, gerente de projetos da Waydreams, empresa responsável pela atração.
Que tal um passeio virtual de asa-delta sobre o Rio de Janeiro? (Foto: Rio 2016/Saulo Pereira Guimarães)
Além do voo virtual, o Museu Cidade Olímpica reúne jogos eletrônicos que reproduzem competições esportivas. Numa deles, por exemplo, três handbikes à frente de um telão proporcionam uma divertida disputa Paralímpica.
A abertura do Museu Cidade Olímpica contou com a presença de moradores do Engenho de Dentro. Entre eles o compositor Noca da Portela, que viveu na região durante 40 dos seus 83 anos de vida. "É uma emoção muito grande representar o meu bairro", afirmou o sambista, que se disse animado com os Jogos. "O Rio está em festa com esse momento", disse Noca.
Carlos Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, destacou a proximidade dos Jogos, que começam em exatamente um mês. "Hoje é um dia muito especial. Estamos muito felizes de chegar ao estágio em que estamos com o apoio que temos. Os Jogos poderiam começar hoje, todas as áreas de competição estão prontas", afirmou.
Nuzman também celebrou a participação popular. "Os Jogos são no Rio, mas pertencem a toda a população brasileira", disse ele. "O Governo Federal tem sido parceiro da organização e espera aprofundar essa parceria ainda mais daqui para a frente", afirmou o ministro dos Esportes Leonardo Picciani.
Nuzman: Rio está pronto para receber os Jogos Olímpicos (Foto: Rio 2016/Alexandre Loureiro)
Rua Aquias Cordeiro, 1048
Horário: 9h às 21h (de terça a sábado) e 9h30 às 16h30 (domingo)
Entrada gratuita