Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Museu Cidade Olímpica convida visitante a sobrevoar o Rio de Janeiro sem sair do chão‏

Por Rio 2016

Óculos de realidade virtual são uma das atrações do novo centro cultural na zona norte da cidade, inaugurado nesta terça-feira (5)

Museu Cidade Olímpica convida visitante a sobrevoar o Rio de Janeiro sem sair do chão‏

Pão de Açúcar é uma das atrações vistas lá do alto no passeio virtual do Museu Cidade Olímpica (Foto: Getty Images/Celso Pupo)

Basta colocar os óculos para sobrevoar o Rio de Janeiro e conhecer, lá do alto, instalações Olímpicas e atrações turísticas da cidade, como a Vila dos Atletas, o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana. O passeio, possível graças à realidade virtual, é um dos atrativos do Museu Cidade Olímpica, inaugurado nesta terça-feira (5) no bairro do Engenho de Dentro, na zona norte do Rio.

Há quatro equipamentos à disposição de quem quiser fazer o passeio virtual. Neles, o usuário assiste a um vídeo de aproximadamente cinco minutos feito com a ajuda de asa-delta e helicóptero. "Como usamos câmeras 180 graus para fazer as tomadas, quem vê o filme tem mesmo a impressão de estar voando", afirmou Stefano Masseto, gerente de projetos da Waydreams, empresa responsável pela atração.

Que tal um passeio virtual de asa-delta sobre o Rio de Janeiro? (Foto: Rio 2016/Saulo Pereira Guimarães)

Além do voo virtual, o Museu Cidade Olímpica reúne jogos eletrônicos que reproduzem competições esportivas. Numa deles, por exemplo, três handbikes à frente de um telão proporcionam uma divertida disputa Paralímpica.

Os Jogos vêm aí

A abertura do Museu Cidade Olímpica contou com a presença de moradores do Engenho de Dentro. Entre eles o compositor Noca da Portela, que viveu na região durante 40 dos seus 83 anos de vida. "É uma emoção muito grande representar o meu bairro", afirmou o sambista, que se disse animado com os Jogos. "O Rio está em festa com esse momento", disse Noca.

Carlos Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, destacou a proximidade dos Jogos, que começam em exatamente um mês. "Hoje é um dia muito especial. Estamos muito felizes de chegar ao estágio em que estamos com o apoio que temos. Os Jogos poderiam começar hoje, todas as áreas de competição estão prontas", afirmou.

Nuzman também celebrou a participação popular. "Os Jogos são no Rio, mas pertencem a toda a população brasileira", disse ele. "O Governo Federal tem sido parceiro da organização e espera aprofundar essa parceria ainda mais daqui para a frente", afirmou o ministro dos Esportes Leonardo Picciani.

Nuzman: Rio está pronto para receber os Jogos Olímpicos (Foto: Rio 2016/Alexandre Loureiro)

Museu Cidade Olímpica

Rua Aquias Cordeiro,  1048
Horário: 9h às 21h (de terça a sábado) e 9h30 às 16h30 (domingo)
Entrada gratuita