Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Murray ou Djokovic: quem sai na frente no ano Olímpico?

Por Rio 2016

Final do Aberto da Austrália, neste fim de semana, é o primeiro embate dos favoritos ao ouro no tênis dos Jogos Rio 2016

Murray ou Djokovic: quem sai na frente no ano Olímpico?

Murray quer o bicampeonato no Rio, Djoko sonha com o título que lhe falta (Getty Images/ Jack Thomas e Darrian Traynor)

Texto: Valéria Zukeran

Este é o ano de Novak Djokovic nos Jogos Olímpicos ou Andy Murray será bicampeão? A final do Aberto da Austrália, marcada para às 19h30 (6h30 da manhã, no horário de Brasília) deste domingo (31), é boa prévia da disputa pelo ouro no Rio 2016, em agosto. O Grand Slam australiano é o único disputado em quadra rápida antes do torneio Olímpico do tênis, que também tem esse tipo de piso (Roland Garros é realizada em saibro, e Wimbledon, na grama).  

Depois de terminar a temporada de 2015 com 82 vitórias e apenas seis derrotas, Djoko iniciou 2016 impecável, com vitórias contundentes contra possíveis rivais Olímpicos. O sérvio conquistou o Aberto do Catar, no último dia 18 de janeiro, ao bater o espanhol Rafael Nadal, número 5 do ranking, com facilidade: 6/2, 6/1. No Aberto da Austrália, a última vítima foi o suíço Roger Federer, que perdeu as semifinais por 6/1, 6/2, 3/6 e 6/3.

“Pensando em meus jogos contra Roger, acho que os dois primeiros sets foram os melhores que fiz contra ele”

Novak Djokovic, na entrevista coletiva após a semifinal do Aberto da Austrália, quando desempatou o duelo histórico com Federer de 22 vitórias para cada um


Vale lembrar que Federer, atual número 3 do ranking, havia sido responsável pelas duas últimas derrotas do sérvio na temporada 2015: na rodada de classificação da final do World Tour, em Londres, por 7/5 e 6/2, em 17 de novembro; e, na final do ATP 1000 de Cincinnati, com placar final 7/6 (6/1) e 6/3, em 23 de agosto. Em Melbourne, na quinta-feira (28), no entanto, o jogo foi diferente:
 


Algoz de Djoko no ano passado, Federer sucumbiu ao rival no Aberto da Austrália (Foto: Getty Images/Quinn Rooney) 

 

"O primeiro set passou muito rápido”

Roger Federer comentou sobre o jogo da semifinal contra Djokovic na Austrália

 

Primera final contra o maior adversário Olímpico

Djokovic enfrenta agora o atual campeão Olímpico e número 2 do ranking, o britânico Andy Murray, que passou por uma exaustiva semifinal de quatro horas de duração contra o canadense Milos Raonic (4/6, 7/5, 6/7 (4/7), 6/4 e 5/2). Murray, que derrotou Djokovic no caminho pelo ouro nos Jogos Londres 2012,  está jogando na Austrália sua primeira competição deste ano – com seis vitórias. Em 2015, seu retrospecto foi de 71 vitórias e 14 derrotas.

Ele se vê em boa fase: “Depois de um ano difícil em 2014, quando voltei de uma cirurgia, acho que estou estabilizado e no meu melhor jogo, criando oportunidades. É o que posso fazer. Isso e trabalhar duro”, disse o tenista em seu blog.
 

“Vou dar meu melhor até o último ponto. Não importa o que isso signifique”

Andy Murray escreveu em seu blog sobre a disputa do Aberto da Austrália

 

O problema é que... os dois querem o ouro no Rio 2016


Djokovic já falou que os Jogos Olímpicos são prioridade na temporada, já ele foi bronze na disputa de simples masculino em Pequim 2008 e ficou em quarto nos Jogos Londres 2012. “Do jeito que as últimas temporadas têm sido para mim, sinto que posso ir muito bem no Rio”, disse o sérvio. Murray, porém, está focado no bicampeonato no Rio. “Os Jogos Olímpicos são, de longe, a maior competição esportiva do mundo. Estou mesmo ansioso pelo Rio”, disse o campeão dos Jogos Londres 2012 à imprensa britânica recentemente.

Rio2016.com antecipou o duelo Djokovic X Murray: Amigos, amigos, ouro Olímpico à parte

Relembre o jogo entre Murray e Djokovic na semifinal dos Jogos Londres 2012