A Federação Internacional de Remo confirmou, na última sexta-feira (11), os primeiros classificados para disputar as regatas Olímpicas e Paralímpicas dos Jogos Rio 2016. Ao todo, 129 barcos de 32 nações entraram para a lista de classificados dos Jogos Olímpicos. Já para os Paralímpicos, foram classificados 32 barcos de 17 países. As vagas foram definidas por meio dos resultados obtidos no Campeonato Mundial de Remo 2015, realizado em Aiguebelette, na França, entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro (veja todos os classificados no evento).
Nas provas Olímpicas, a Grã-Bretanha é a nação com o maior número de vagas até o momento, marcando presença em 12 das 14 provas presentes no programa Olímpico. Os Estados Unidos são os próximos, com 10 barcos classificados, enquanto a Alemanha e a Nova Zelândia têm nove cada.
Uma das novidades do Mundial de 2015 foi a classificação da Áustria e da Bulgária, duas nações que não estiveram presentes nos Jogos Londres 2012. A próxima oportunidade para classificação Olímpica será o torneio pré-Olímpico continental africano, que acontece na Tunísia entre os dias 5 e 7 de outubro. Haverá ainda vagas em jogo em outros três eventos continentais (Ásia e Oceania, Europa e Américas), além de uma regata final, marcada para maio de 2016.
Já as disputas Paralímpicas do Mundial classificaram os oito melhores ccolocados em cada uma das quatro provas do evento – skiff individual masculino e feminino, além das provas mistas TA skiff duplo e LTA quatro com. Mantendo o bom desempenho mostrado nas regatas Olímpicas, a Grã-Bretanha saiu do Mundial com o maior número de barcos classificados nos Jogos Paralímpicos de 2016, sendo a única nação a garantir presença nas quatro provas do evento.
Além das vagas conquistadas Mundial, classificam-se para os Jogos Paralímpicos os dois melhores em cada classe da Regata de Qualificação, que será realizada em abril de 2016, além de seis homens e seis mulheres por convite.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.