Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Movimento Olímpico apoia Rio 2016

Por Rio 2016

COI e federações internacionais buscam com o Comitê Organizador soluções inteligentes na gestão de recursos para os Jogos

Movimento Olímpico apoia Rio 2016

Thomas Bach, presidente do COI, destaca consenso em organização dos Jogos (Getty Images/Matt King)

“O movimento Olímpico será solidário aos brasileiros para alcançar um orçamento equilibrado, que servirá como uma base sólida para o planejamento dos próximos seis meses e realizarmos Jogos Olímpicos excelentes no Brasil”, disse o presidente do COI Thomas Bach, após encontro do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 com representantes das 28 federações internacionais de esportes de verão.

Alinhadas à Agenda 2020 do COI, estratégias para manter o orçamento equilibrado dominaram a pauta das reuniões na sede do COI em Lausanne, na Suíça. O desafio do grupo era propor soluções viáveis, em um cenário econômico desfavorável, que minimizem o impacto da crise na organização dos Jogos.

A Agenda 2020 - um guia de estratégias para o futuro do movimento Olímpico - prevê uma maior participação das federações internacionais na realização dos Jogos. Em nota divulgada na terça-feira (2), o COI afirma que estão “buscando maximizar o envolvimento nos últimos meses de planejamento para o que temos certeza de que serão Jogos Olímpicos extraordinários”.

As propostas apresentadas no encontro – liderado pelo diretor executivo de Jogos Olímpicos Christophe Dubi e o diretor de esportes Kit McConnell, do COI - demonstraram que os organizadores do Rio 2016 estão determinados a realizar o evento com orçamento responsável, priorizando a sustentabilidade e o legado. Entre ideias para equilibrar o orçamento, otimizar as operações das federações em espaços compartilhados e o custo com transporte.

O Comitê Rio 2016 - representado em Lausanne pelo presidente Carlos Arthur Nuzman, o diretor executivo de esporte Agberto Guimarães e o diretor de esporte Rodrigo Garcia – manteve o compromisso de entregar Jogos sem aporte de recursos públicos.

Matt Smith, diretor executivo da Federação Internacional de Remo (FISA, na sigla em inglês) descreveu o encontro como “realmente útil para todos”. “Teremos de ser muito eficientes e fazer Jogos economicamente viáveis para o futuro”, concluiu.