Milhares trocam a preguiça pelo esporte no Dia Olímpico
Corridas de rua e outros eventos esportivos em todo o mundo celebram o dia 23 de junho, data da fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI)
Corridas de rua e outros eventos esportivos em todo o mundo celebram o dia 23 de junho, data da fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI)
Jovens de Angola participam de evento preparatório para o Dia Olímpico (Foto: Comitê Olímpico de Angola)
Foi no dia 23 de junho de 1894 que o sonho de Pierre de Coubertin se tornou realidade, com a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI). Para celebrar a data anualmente, entidades esportivas do mundo todo organizam uma série de eventos que incentivam a prática esportiva: o Dia Olímpico.
Em 2016, a celebração se espalha por seis continentes, com milhares de eventos e a participação de mais de 160 comitês Olímpicos nacionais. Astros do esporte como o ciclista Chris Froome, medalhista de bronze em Londres 2012 e vencedor da Volta da França, usam as redes sociais para convocar as pessoas.
Em muitos países destacam-se as corridas de rua, geralmente realizadas no final de semana mais próximo a 23 de junho. Neste ano, dezenas de milhares de pessoas participam dessas provas, muitas pela primeira vez na vida. Assim, ajudam a difundir os benefícios físicos e mentais do esporte.
Em Malta, corredores participaram de provas (foto abaixo) na capital do país, Valletta. Foram três as opções de distância: 10km, 5km e 1,5km. Todos que completaram a prova receberam uma camiseta comemorativa e um certificado.
(Foto: Comitê Olímpico de Malta)
Na Guatemala, corredores puderam escolher entre provas de 4km, 8km e 12km. E quem deu o sinal de largada foi Erick Barrondo, medalhista de prata nos Jogos Londres 2012.
No Camboja, os atletas Takisaki Kiniaki e Chov Sotheara, que competem no Rio 2016, comandaram as provas em Phnom Penh. Mais de 5 mil pessoas foram às ruas numa série de corridas na capital do país.
(Foto: Comitê Olímpico do Camboja)
Nos Estados Unidos, um número recorde de 2.120 eventos estão agendados em 1.503 comunidades de todo o país. No total, mais de 800 mil pessoas são esperadas na celebração do Dia Olímpico. Em Los Angeles, por exemplo, mais de 500 pessoas passam por oito estações de atividades Olímpicas e Paralímpicas.
"O crescimento e a popularidade do Dia Olímpico mostram a importância que o esporte tem na comunidade. Estamos ansiosos para os eventos", diz Scott Blackmun, presidente do Comitê Olímpico dos Estados Unidos.
Na Eslovênia, o destaque é o evento "Meu Desafio Olímpico", na capital Ljubljana. Trata-se de uma iniciativa nacional que estimula as pessoas à pratica esportiva e teve início em abril, durante a visita do presidente do COI, Thomas Bach.
Os festejos na Ucrânia, por exemplo, têm um tempero brasileiro. A menos de 50 dias dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a comemoração em Kiev inclui uma imersão na cultura do Brasil, com direito a carnaval e capoeira. Cerca de 5 mil pessoas participam do evento, cuja abertura conta com um churrasco feito pela lenda do salto com vara Sergey Bubka.
Em Belarus, crianças e adultos celembram a data com um pouco de taekwondo.
Além dos eventos esportivos, muitos comitês Olímpicos nacionai organizam atividades culturais e educacionais em escolas. Em Uganda, mais de 8 mil jovens se reúnem para eventos como corrida, caminhada e demonstrações de modalidades esportivas. Cerca de 20 atletas Olímpicos do país participam, entre eles Stephen Kiprotich, medalhista de ouro na maratona em Londres 2012.
Na Austrália, atletas Olímpicos visitam escolas para relatar suas experiências nos Jogos e participar de atividades esportivas. "A próxima geração Olímpica está hoje sentada nas salas de aula", diz Kitty Chiller, chefe da missão Olímpica da Austrália no Rio 2016. "No futuro, muitos lembrarão da visita que esses atletas fizeram à escola, por isso o Dia Olímpico é importante no nosso calendário".
No Reino Unido, a data celebra a inclusão do rugby de 7 entre os esportes Olímpicos. Assim, torneios da modalidade são realizados em escolas da cidade de Coventry. Além disso, as crianças recebem orientações sobre os valores Olímpicos, amizade, excelência e respeito.