Michael Phelps se despede da natação de bem com a vida
O maior medalhista de todos os tempos se aposenta com 28 medalhas, 23 delas de ouro
O maior medalhista de todos os tempos se aposenta com 28 medalhas, 23 delas de ouro
Em entrevista, neste domingo, no Rio de Janeiro, Phelps analisou a carreira extraordinária (Foto: Getty Images/Jamie Squire)
Quando a lenda da natação Michael Phelps acordou neste domingo (14) no Rio de Janeiro, ele fez algo incomum para quem tem nada menos que 28 medalhas Olímpicas na carreira. Ele pegou as cinco de ouro e uma de prata que ganhou nos Jogos Rio 2016, e olhou todas elas, à luz do sol.
"Era assim que sonhei encerrar a minha carreira. É a cereja que eu queria colocar em cima do bolo", disse.
Em uma entrevista coletiva, Phelps confirmou que vai se retirar das competições depois de uma jornada de feitos esportivos e desafios pessoais. Como ele se sentiu nesta manhã? "Apenas sorriu, apenas feliz", resumiu.
"Uau, dessa eu sempre vou me lembrar! Como eu desejei isso ontem à noite", postou Phelps em uma rede social, depois do ouro nos 200m borboleta.
A jornada de Phelps rumo ao lugar mais nobre na história dos Jogos Olímpicos nem sempre foi fácil. Depois dos Jogos Londres 2012, ele anunciou a aposentadoria. Mas teve depressão e acabou em um centro de reabilitação após ser pego pela segunda vez dirigindo embriagado. Com ajuda da namorada Nicole Johnson, Phelps reconstruiu a vida e voltou a nadar em abril de 2014. A recuperação foi concluída com o nascimento do filho Boomer, em maio deste ano.
O bebê Boomer foi presença constante na arquibancada durante as provas de natação dos Jogos Rio 2016.
A mistura de lutas pessoais e triunfos esportivos é exatamente o que faz de Phelps um dos atletas mais admirados no mundo.
"Estou feliz com a forma como a minha carreira acabou. Eu não posso dizer o mesmo sobre Londres 2012. Fiquei orgulhoso do trabalho que fiz nos últimos dois anos para ser capaz de voltar e chegar onde estou hoje. Se eu não tivesse voltado, eu não saberia o que fazer comigo mesmo e teria ficado frustrado por não ter me dado uma chance ", disse Phelps, visivelmente em paz com a vida.
Phelps confessou que estava muito mais emotivo no Rio antes e depois de nadar a última prova dele no Rio 2016, o revezamento 4 x 100m medley, do que ficou em Londres, quatro anos antes. Depois da prova, ele foi para casa, acordou o filho Boomer e levou uma bronca da mulher Nicole.
"Eu queria segurar meu filho. Foi o melhor fechamento de noite que eu poderia imaginar. Quando decidi voltar, eu queria fazer tudo certo. Eu queria me desafiar e ver o quanto mais eu poderia fazer. É isso. Esta é a última vez que vocês me viram nadando".
Agora, Phelps faz planos de aumentar a jovem família e de ajudar mais pessoas em todo o mundo a aprender a nadar . Ele também espera contribuir para a tornar a natação mais popular. Mas isso ninguém no mundo fez melhor que ele até hoje.
(Foto: Getty Images/Clive Rose)