México e Honduras classificam-se e mais da metade das vagas do futebol masculino estão preenchidas
Por Rio 2016
Com Brasil, Argentina, Alemanha, Dinamarca, Portugal, Suécia e Fiji também garantidos, nove dos 16 países já são conhecidos
México e Honduras garantem vaga no futebol masculino dos Jogos Rio 2016 (Gene Sweeney Jr./Getty Images)
O torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016 já conhece mais da metade de seus 16 representantes. A Fifa confirmou na quarta-feira (14) as vagas de México e Honduras, seleções que se classificaram ao alcançar a final do Pré-Olímpico das Américas do Norte e Central. As duas nações são as mais recentes a integrar a lista de nove países classificados para os Jogos Olímpicos, ao lado de Brasil, Argentina, Alemanha, Dinamarca, Portugal, Suécia e Fiji.
A vaga dará à seleção mexicana a chance de defender o título Olímpico conquistado em Londres 2012 após derrotar o Brasil na final, por 2 a 1. O México chegará ao Rio 2016 com status de campeão continental: na final do Pré-Olímpico, venceu Honduras por 2 a 0.
Além das duas vagas diretas, reservadas aos finalistas do torneio, o Pré-Olímpico ainda apontou uma vaga para a repescagem, destinado ao terceiro colocado. Os Estados Unidos venceram o Canadá por 2 a 0 na disputa pela medalha de bronze e, agora, disputarão uma vaga Olímpica com a Colômbia, segunda colocada no Pré-Olímpico sul-americano.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.