O armador Kyrie Irving está no Rio de Janeiro para participar de uma partida da NBA. Mas a estrela do Cleveland Cavaliers, eleito o melhor jogador (MVP, da sigla em inglês) da Copa do Mundo de basquetebol, quando ajudou a classificar os Estados Unidos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, não consegue deixar de pensar no maior evento esportivo do planeta.
“Os Jogos serão fantásticos. O Rio será uma ótima cidade-sede e, se eu conseguir garantir meu lugar na seleção dos Estados Unidos, esperarei ansiosamente pela competição”, disse Irving, de 22 anos, que foi o maior pontuador da vitória norte-americana sobre a Sérvia na final da Copa do Mundo.
Irving e seus companheiros de equipe, como os campeões Olímpicos LeBron James e Kevin Love, estão na Cidade Maravilhosa para uma partida de pré-temporada do programa NBA Global Games, que visa divulgar a competição pelo mundo, contra o tricampeão Miami Heat, neste sábado, na Arena Olímpica do Rio.
“Estou muito animado. Ainda tenho que garantir meu lugar na equipe, temos vários ótimos jogadores que estão na seleção há mais tempo do que eu. Mas espero conquistar minha vaga, pois seria incrível fazer parte disso”, comentou.
Garantindo seu lugar, Irving poderá repetir na seleção o trio que forma com Lebron e Love no Cleveland.
“Seria alucinante. Teríamos um sentindo de equipe jogando juntos que os outros jogadores não poderão ter”, vislumbra o atleta, que está no meio do tratamento de uma lesão no tornozelo direito e pode não disputar a partida deste sábado.
O armador, que participou de uma clínica esportiva com crianças cariocas, destacou a importância de defender seu país na Copa do Mundo.
“Ser parte daquele time, de uma coisa que é maior do que você, é algo que sempre me lembrarei. Nosso grupo ficou junto por dois meses e as pessoas costumam dizer que os jogadores da NBA são egoístas, arrogantes e que não conseguem se unir, mas fizemos uma coisa espetacular pelo nosso país”, relembrou.

Às vésperas de sua primeira partida contra sua ex-equipe, o ala LeBron James foi bastante requistado pela imprensa (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
LeBron, que é dono de dois ouros e um bronze Olímpicos, além de dois títulos da NBA, também se impressionou com a cidade.
“O Rio é um ótimo lugar. Estive aqui na Copa do Mundo e ver a paixão dos jovens pelo esporte é algo fantástico. Os brasileiros são extremamente apaixonados pelo esporte e pelo país. É muito bom ver as pessoas felizes por estamos aqui”, destacou o ala, de 29 anos.
Embaixador brasileiro da partida, o pivô Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, também demonstrou sua empolgação com o jogo, seu primeiro no país pela equipe.
“É um momento muito especial, não só para o basquete, mas para o esporte no Brasil e para mim também. É uma coisa que vou me lembrar para o resto da vida. Há dez anos, quando cheguei a Cleveland, nunca poderia imaginar que um dia eu jogaria uma partida da NBA no Brasil, mas está acontecendo, é um sonho para mim”, comentou o pivô brasileiro.
Veja abaixo fotos dos treinos das equipes no Rio de Janeiro: