Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Messi, Guardiola, Pirlo e outros astros do futebol têm medalha Olímpica no currículo

Por Rio 2016

Relembre as seleções e os craques que subiram ao pódio no futebol Olímpico desde Barcelona 1992, quando o limite de 23 anos foi instituído

Messi, Guardiola, Pirlo e outros astros do futebol têm medalha Olímpica no currículo

Ao lado de Aguero (d), Messi (e) comemora o ouro Olímpico que até hoje é sua principal conquista na seleção argentina (Foto: Getty Images/Kenji Watanabe)

Messi, Eto’o, Pirlo, Pep Guardiola e Gamarra têm algo em comum: uma medalha Olímpica. Desde os Jogos Barcelona 1992, quando foi instituído o limite de 23 anos de idade no futebol, inúmeros astros da modalidade subiram ao pódio. Alguns nomes ainda estão frescos na memória; outros, nem tanto. Relembre os craques medalhistas e faça suas apostas. Quem passará a integrar essa lista nos Jogos Rio 2016?

Medalhistas de ouro

Argentina 2008

Bi em Pequim 2008 é ponto alto na história Olímpica argentina (Foto: Getty Images/Kenji Watanabe)

Brasil x Argentina sempre foi um clássico do futebol mundial, e os Jogos Olímpicos tiveram um capítulo importante dessa rivalidade nas semifinais de Pequim 2008. Na ocasião, o time argentino comandado por Sergio Batista levou a melhor sobre a equipe de Dunga, venceu por 3 a 0 e se fortaleceu rumo à medalha de ouro. Aquele ainda é o título mais importante de Messi na seleção argentina, mas ele não era o único astro do time. Lá estavam também Riquelme, que já encerrou a carreira, Aguero, hoje astro do Manchester City, e Di Maria, que defende o PSG.

Argentina 2004

Tevez em ação pela Argentina na conquista do ouro nos Jogos Atenas 2004 (Foto:Getty Images/Andreas Rentz)

Da equipe que participou da campanha da primeira medalha de ouro da Argentina no futebol, vários atletas são bem conhecidos da torcida brasileira. Mascherano e Tevez jogaram pelo Corinthians antes de seguirem para a Europa, enquanto D’Alessandro passou pelo Internacional. Atualmente, Mascherano está no Barcelona, Tevez voltou recentemente ao Boca Juniors e D’Alessandro também está de novo em seu país, no River Plate.

Camarões 2000

Carreira de Eto'o decolou depois da conquista em Sydney (Foto: Getty Images/Robert Cianflone)

Um dos grandes jogadores do time de Camarões na conquista da medalha de ouro em Sidney 2000 foi Samuel Eto’o. A carreira do atleta, então no Mallorca, da Espanha, disparou depois da conquista Olímpica e ele passou por gigantes do futebol europeu, como Barcelona, Internazionale e Chelsea. Atualmente joga no Antalyaspor, na Turquia.

Espanha 1992

Quando os espanhóis disputaram os Jogos dentro de casa, tinham na equipe os jovens Pep Guardiola e Luis Enrique, então rivais no Barcelona e no Real Madrid, respectivamente. Juntos, levaram o futebol espanhol a uma de suas maiores alegrias antes da conquista da Copa do Mundo de 2010 e mais tarde atuaram juntos na equipe catalã. Hoje, são treinadores de grande sucesso: Pep Guardiola acaba de transferir para o Manchester City, e Luis Enrique comanda o Barça. 

Medalhistas de prata

Paraguai 2004

Gamarra fez parte do time que deu ao Paraguai sua única medalha (Foto: Getty Images/Andy Lyons)

O Paraguai tem apenas uma medalha Olímpica: a prata da seleção de futebol masculino nos Jogos Atenas 2004. E ela veio com a colaboração de um atleta que teve passagem de destaque no futebol brasileiro: o zagueiro Gamarr, ídolo em alguns dos maiores clubes do Brasil, como Internacional, Corinthians, Flamengo e Palmeiras.

Espanha 2000

Jogos Olímpicos ajudaram a consolidar a carreira de Puyol (Foto: Getty Images/Robert Cianfone)

Os jovens Puyol e Xavi ainda tentavam se firmar no time principal do Barcelona quando integraram a seleção da Espanha vice-campeã Olímpica em Sidney 2000. Na final, o time perdeu para a seleção de Camarões, mas ajudou a estabelecer dois jogadores mais tarde fundamentais ao time campeão na Copa do Mundo de 2010.

Argentina 1996

Nome de respeito da história do futebol argentino, Diego Simeone fez parte da seleção de seu país que ficou com a medalha de prata após derrota para a Nigéria na final Olímpica em Atlanta 1996. Coincidentemente, na época o jogador defendia o Atlético de Madri, time que atualmente comanda como treinador.

Medalhistas de bronze

Brasil 2008

Ronaldinho Gaúcho tem seu capítulo na história dos Jogos Olímpicos (Foto: Getty Images/Stu Forster)

Forte candidato ao ouro em Pequim 2008, o time de Ronaldinho Gaúcho caiu na partida semifinal contra a Argentina e mais tarde garantiu pódio ao derrotar a Bélgica na disputa do terceiro lugar. Outros atletas daquele time têm carreiras de sucesso até hoje, casos de Marcelo, Hernanes, Alexandre Pato e Thiago Silva.

Itália 2004

Pirlo tem no currículo uma medalha Olímpica e um título de Copa do Mundo (Foto: Getty Images/Andy Lyons)

Dois anos antes da conquista da Copa do Mundo de 2006 pela Itália, Pirlo foi um dos principais jogadores da seleção medalha de bronze Olímpica. Hoje, atua no time do New York City, nos Estados Unidos. Outros dois companheiros da conquista do Mundial também estavam no grupo: De Rossi, que defende a Roma, e Gilardino, que está no Palermo.

Brasil 1996

O time tinha dois atletas da equipe tetracampeã da Copa do Mundo de 1994: Ronaldo e Bebeto, hoje aposentados. Havia ainda cinco jogadores que, junto com Ronaldo, conquistariam o pentacampeonato no Mundial de 2002: Roberto Carlos, Rivaldo, Dida, Juninho Paulista, Luizão e Rogério Ceni.