Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Mascotes do Rio 2016 serão protagonistas de série animada no Cartoon Network no Brasil

Por Rio 2016

Voltado para o público infantil, desenho vai contar as aventuras dos personagens mais queridos dos Jogos em 32 episódios

Mascotes do Rio 2016 serão protagonistas de série animada no Cartoon Network no Brasil

Protagonistas, Vinicius e Tom vão entreter crianças e adultos de todas as idades em nova série animada (Rio 2016)

Vinicius e Tom, mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, serão as estrelas de uma série animada produzida pelo Cartoon Network que será exibida no Brasil. A parceria entre o Comitê e o canal foi anunciada neste domingo (21), em evento no Parque do Flamengo.  O desenho, que vai se chamar "Vinicius e Tom - Divertidos por Natureza", será exibido com exclusividade na tv por assinatura e disponibilizado nas diferentes plataformas digitais de ambas as organizações. A estreia está marcada para o dia 5 de agosto, exatamente um ano antes da cerimônia que abrirá os primeiros Jogos da América do Sul.

Com suas aventuras, a dupla superpoderosa vai envolver o público infantil também na telinha, ao longo de 32 episódios de 2 minutos cada.  A narrativa vai acompanhar os dois personagens nas florestas e metrópoles brasileiras, sempre envolvidos pela temática dos esportes e valores Olímpicos e Paralímpicos.  

cenario praia de copacabana desenho animado

Inspirados pela paisagem carioca, cenários do desenho foram desenvolvidos com os traços do look dos Jogos Rio 2016 (Imagem: Rio 2016) 

 

Esta é a primeira vez nas Américas, e terceira vez na história, que os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos ganham uma série animada.

“Desenhos animados fazem parte do dia a dia de todas as crianças e acreditamos que a série vai encantar não só os pequenos, mas também os adultos, e será uma das peças fundamentais para que os mascotes, embaixadores dos Jogos Rio 2016, fiquem para sempre em nossas memórias”, explica Sylmara Multini, diretora de Licenciamento e Varejo do Comitê Rio 2016. 

Inspirados na fauna e flora brasileiras, os mascotes do Rio 2016 têm influências variadas de cultura pop, com elementos da animação e de personagens de videogame. Misturando ficção e realidade, sua história começa no dia em que o Rio foi anunciado como sede dos Jogos, em 2 de outubro de 2009, quando a alegria dos brasileiros foi sentida por toda a natureza e dessa explosão de energia nasceram os personagens (assista ao vídeo abaixo).

“Eles são um dos principais meios para engajar o público com Jogos. A série animada dará vida a eles, reforçando o elo emocional das pessoas com o evento”, comenta Beth Lula, diretora de Marca do Comitê Rio 2016.

Por sua expertise em conteúdo para crianças e sua proximidade e entendimento do universo infantil, o Cartoon Network foi escolhido para dar vida ao projeto.

“Diversão é a nossa especialidade. A série é extremamente divertida e os dois personagens têm a maior afinidade com o estilo e o DNA do Cartoon Network. O esporte e a diversão se encontram nesta série", afirma Daniela Vieira, diretora de conteúdo do canal no Brasil.

Conheça os personagens:

Vinicius

É o mascote dos Jogos Olímpicos e representa a diversidade dos animais do país. Reúne a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza das aves. Pode esticar seus braços e pernas como quiser. Com isso, pula mais alto, corre mais rápido e fica ainda mais forte. Mas só lança mão de seus poderes para o bem e fica uma fera se alguém sugere que ele os use em uma competição. Entre suas características estão o olfato apurado, capaz de farejar aventuras, e a audição que identifica onde estão as torcidas mais animadas. Pratica todos os esportes do programa Olímpico, faz o tipo hiperconectado e tem amigos por todo o mundo.

Tom

O mascote dos Jogos Paralímpicos é uma inédita mistura da flora brasileira. Consegue se transformar o tempo todo, com determinação e alegria - até porque uma planta está sempre em movimento -, crescendo e superando obstáculos. Pratica todos os esportes do programa Paralímpico e não acredita que existem barreiras que não possam ser superadas. Quando está diante de um problema, digamos, “cabeludo”, é capaz de tirar qualquer coisa de dentro das madeixas para resolver. Como embaixador dos Jogos, vai ensinar as pessoas a buscarem dentro de si o que têm de melhor.