De olho no ouro nos Jogos Rio 2016, Mark Cavendish deixa a Volta da França
Ciclista britânico abre mão de competição na França para evitar desgaste.
Ciclista britânico abre mão de competição na França para evitar desgaste.
Mark Cavendish comemora vitória em no Tour de France (Foto:Chris Graythen/Getty Images)
Mark Cavendish, um dos melhores ciclistas do mundo, confirmou na última terça-feira (19) que deixará de participar da Volta da França para se concentrar na preparação para os Jogos Rio 2016.
O especialista em provas de velocidade disse que o calor e o cansaço das duas últimas semanas na França poderiam comprometer sua preparação nos Jogos. Ele representará a Grã-Bretanha no Rio e promete vir na melhor forma, após vencer quatro etapas da Volta, chegando a vestir tanto a camisa amarela (para o líder geral da corrida) como a verde (para o líder de pontos, uma disputa secundária).
Cavendish venceu a Volta da França em 2011 e foi vice em 2009, 2010 e 2013. Apenas a lenda belga Eddy Merckx tem mais vitórias em etapas que o britânico (34 contra 30). No Rio, Cavendish planeja deixar sua marca nas competições que acontecem no recém-inaugurado Velódromo Olímpico.
Companheiro de time de Cavendish, Sir Bradley Wiggins participará pela última vez dos Jogos no Rio e pretende aumentar sua coleção de medalhas, que já conta com quatro ouros: um em Atenas 2004, dois em Pequim 2008 e o último em Londres 2012. O atleta de 36 anos é destaque tanto no ciclismo de estrada como no de pista, tendo vencido a Volta da França em 2012. No Rio, compete no ciclismo de pista por equipe.
Outro companheiro da dupla, Chris Froome vai disputar nos Jogos Rio 2016 apenas o ciclismo de estrada. O último campeão da Volta da França, que lidera a competição em 2016, ficou com o bronze na prova por tempo nos Jogos Londres 2012. Neste ano, pretende esquecer a decepção e sair do Rio com o ouro.
O time britânico masculino terá Froome ao lado de Geraint Thomas, Adam Yates, Ian Stannard e Steve Cummings.