Marina da Glória recebe segundo evento-teste de vela para os Jogos Rio 2016
Nova edição da Regata Internacional será maior do que a primeira, em 2014. Competição reúne cerca de 30 medalhistas Olímpicos
Nova edição da Regata Internacional será maior do que a primeira, em 2014. Competição reúne cerca de 30 medalhistas Olímpicos
Barco do Japão sobre a Baía de Guanabara no primeiro evento-teste de vela, em agosto de 2014 (Alex Ferro/Comitê Rio 2016)
A segunda regata internacional seguirá até o dia 22 e irá superar a primeira em diversos aspectos. Serão 344 atletas (contra 326 da competição de 2014) de 55 países (contra 35). Entre os velejadores, estarão cerca de 30 medalhistas Olímpicos, como o brasileiro Robert Scheidt e o australiano Mathew Belcher – que, junto com Will Ryan, venceu a Regata em 2014 na classe 470. O norte-americano David Hughes, campeão da etapa de Weymouth da Copa do Mundo de 2015, é outro destaque da competição:
"A Marina da Glória é um dos meus locais favoritos para velejar em todo o mundo. As raias têm muitos desafios, muitos segredos que os atletas precisam revelar. A baía aqui é bem desafiadora e ao mesmo tempo tem uma paisagem incrível, no coração da cidade", afirmou o atleta da classe 470.
O foco do teste também será bem mais amplo desta vez. Enquanto em 2014 foram avaliados a área e o gerenciamento de competição, agora, além deles, serão postos à prova o sistema de resultado, o exame de doping e a atuação de 121 oficiais técnicos nacionais. Haverá, ainda, uma nova raia de competição – próxima à Ilha Pai, em frente à orla de Itaipu, em Niterói –, somando-se às outras cinco já existentes – Copacabana, Niterói, Escola Naval, Ponte Rio-Niterói e Pão de Açúcar.
A inclusão da raia atende a um pedido da Federação Internacional de Vela (ISAF, na sigla em inglês) para dar mais flexibilidade à prova e analisar alternativas, antes de se definir o percurso oficial do torneio nos Jogos Olímpicos. O número de classes, contudo, permanece em 10, as mesmas que serão disputadas no Rio 2016: RS:X (prancha à vela, masculino e feminino), laser (barco individual), laser radial (barco individual feminino), finn (barco individual pesado), 470 (barco de dupla, masculino e feminino), 49er (skiff), 49er fx (skiff feminino) e nacra 17 (multicasco misto).
