Marina da Glória está pronta para os Jogos
Instalação ganha acesso livre para o público, novos píeres e infraestrutura para receber velejadores no Rio 2016
Instalação ganha acesso livre para o público, novos píeres e infraestrutura para receber velejadores no Rio 2016
Novos píeres têm livre acesso para o calçadão do Parque do Flamengo (Prefeitura do Rio/Beth Santos)
O presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) Marco Aurélio Sá Ribeiro descreve assim a atmosfera da nova Marina da Glória, instalação aprimorada para os Jogos Rio 2016 apresentada, nesta quinta-feira (8), pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Ampliada, modernizada e agora totalmente aberto ao público, a Marina está pronta para receber as regatas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. “A sensação aqui é de dever cumprido, e com antecedência. Entregamos a instalação pronta, e agora o nosso foco passa a ser a operação”, diz Ricardo Leyser, ministro do Esporte.
A arena impressiona à primeira vista. Logo à frente do novo estacionamento, com capacidade para 470 veículos, a estrutura se destaca pelo novo pavilhão, com proteção térmica e acústica.

Abaixo do pavilhão, há uma nova área de lazer, com quatro restaurantes. A vista é irrepreensível: circundados pelo Cristo Redentor, Pão de Açúcar, os novos píeres estão integrados ao traçado do Parque do Flamengo, o maior da cidade.
O calçadão que margeia o mar, antes com acesso exclusivo para donos de embarcações, é agora livre para toda a população. Ao lado dos restaurantes, o local também com conta uma delicatessen, ciclovia e bicicletários. Lojas náuticas, cursos de vela e de mergulho estarão disponíveis após os Jogos Paralímpicos, em setembro. “Almoçar aqui é um novo programa de domingo para os cariocas”, aposta o presidente da CBVela.

Além da revitalização urbana e paisagística, a Marina ganhou uma nova infraestrutura, com redes de esgoto, elétrica e hidráulica. Os píeres foram remodelados e as vagas para barcos passaram de 140 para 415. As vagas “secas” (fora d’água), aumentaram de 70 para 240. “Mais que atender aos Jogos Rio 2016, a Marina é uma causa para a cidade, de trazer de volta o público do Rio para cá”, concluiu Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.

A área de 12.261 metros quadrados da Maria da Glória recebe, entre os dias 8 e 17 de maio, os barcos da seleção brasileira de vela, no Rio Boat Show. Na exposição, haverá especialistas e atletas da seleção explicando o funcionamento das velas e os visitantes poderão entrar nas embarcações, experimentando a sensação de um atleta de ponta.
“É quase como um Fórmula 1, pela tecnologia e pela complexidade, e os visitantes vão conhecer barcos de atletas como Robert Scheidt e Martine Grael e entender tudo com experts no assunto”, conta Ribeiro.
Além de ações culturais e de entretenimento, o lugar está pronto para receber eventos esportivos. Testada e aprovada em dois eventos-teste de vela (em agosto de 2014 e de 2015), a Marina da Glória recebe os melhores atletas do mundo em 2016, desta vez para os Jogos Olímpicos (8 a 18 de agosto) e Paralímpicos (12 a 17 de setembro).
