Maratona de atividades em Santa Cruz reúne candidatos a voluntários e a vagas temporárias do Rio 2016
Cerca de 250 jovens puderam também experimentar esportes como voleibol sentado, rugby, taekwondo e futebol de 5
Cerca de 250 jovens puderam também experimentar esportes como voleibol sentado, rugby, taekwondo e futebol de 5
Voleibol sentado foi um dos esportes que puderam ser experimentados no evento (Gabriel Nascimento/Rio 2016)
Cerca de 250 jovens participaram na tarde desta quarta-feira (28) de uma super maratona de atividades em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, promovida pelo Comitê Rio 2016, com a colaboração da Ser Cidadão, instituição que oferece cursos de capacitação em diversas áreas, de cursos pré-técnico e pré-vestibular.
Quem compareceu à sede da ONG conheceu um pouco mais sobre a história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além de aproveitar a chance para se candidatar a uma das 90 mil vagas temporárias oferecidas pelo Comitê Rio 2016.
Aos 17 anos, Letícia Moreira, estudante do curso de auxiliar de logística pela Ser Cidadão, reuniu os amigos para ir ao evento e aproveitar a chance para se candidatar: “Daqui a pouco faço 18 anos e espero iniciar no mercado de trabalho através dessa oportunidade”. Anatália Oliveira, de 23, faz coro ao discurso da amiga e diz que conseguir trabalhar nos Jogos será como realizar um sonho.

O evento também contou com um espaço totalmente dedicado ao programa de Voluntários Rio 2016, onde moradores da região que já se candidataram para as vagas da área puderam participar das dinâmicas de grupo, que fazem parte da primeira etapa presencial do processo seletivo.
Mais de 70 candidatos a voluntário compareceram. Eventos como esse são uma boa oportunidade para quem não consegue comparecer às etapas de seleção por falta de disponibilidade ou pela distância e a intenção é repetir esse modelo em outros locais.
Michel de Jesus, de 33 anos, está ansioso para colaborar com os Jogos do ano que vem. Ele, que teve experiência como voluntário na Copa do Mundo e na Copa das Confederações, acredita que participar do Rio 2016 será algo grandioso e inesquecível. Morador do centro de Santa Cruz, Michel elogiou a iniciativa da seleção itinerante: “Moro muito perto daqui e não acreditei quando vi que poderia seguir adiante com meu processo sem dificuldades”, afirmou Michel.

Mesmo sem ter a experiência de Michel, a estudante de psicologia Louise Lurdy, 23, também está animada com a oportunidade. Segundo ela, poder exercer diferentes atividades e ter contato com pessoas do mundo inteiro vai ajudar não só no seu crescimento profissional, como também no pessoal: “Quem não quer participar de um evento com essa dimensão? Espero muito ser selecionada”.
Para entrar ainda mais no clima dos Jogos, os jovens presentes puderam realizar diversas experimentações esportivas de esportes Olímpicos e também Paralímpicos, como rugby, voleibol sentado e futebol de 5.