Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Maracanã faz bonito em campanha de conscientização sobre mudanças do clima

Por Rio 2016

Palco da abertura e do encerramento dos Jogos Olímpicos fica às escuras em ação de parceria entre Rio 2016 e WWF

Maracanã faz bonito em campanha de conscientização sobre mudanças do clima

O Maracanã apagado, na noite deste sábado (19), em ação de conscientização mundial (Getty/ Buda Mendes)

O Maracanã fez bonito na noite deste sábado (19) e se alinhou com a Hora do Planeta, iniciativa do Fundo Mundial da Natureza (World Wildlife Fund) que convocou instituições, empresas e pessoas a desligar as luzes entre 20h30 e 21h30 do horário local. Assim como o Big Ben, em Londres, na Inglaterra, a Opera House de Sydney, na Austrália, a Torre de Tóquio, no Japão, e os edifícios mais altos de Pequim, o icônico estádio localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro ficou às escuras durante 60 minutos, como parte da campanha de conscientização a respeito das mudanças no clima terrestre.

Conhecida internacionalmente como Earth Hour, a ação é realizada desde 2007 e hoje envolve um bilhão de pessoas em 162 países. "O WWF é nosso parceiro. Com esse tipo de campanha, abrimos um diálogo mundial sobre a urgência de tomada de ações em relação ao meio ambiente", comentou Tania Braga, gerente geral de sustentabilidade do Rio 2016.

Assista ao vídeo com o "blecaute" conscientizador no Maracanã

 

"Esta parceria faz parte do compromisso dos Jogos Rio 2016 com a sustentabilidade"

Tania Braga, gerente-geral de sustentabilidade do Rio 2016

Como as luzes externas estavam em manutenção, o blecaute do estádio foi feito com o desligamento gradual da iluminação interna do estádio, que será palco das cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (e também de quatro partidas de futebol: a final e uma das semifinais do futebol masculino, e a final e uma das semifinais do futebol feminino). "Estamos determinados a reduzir nossa 'pegada' de carbono e compensar o impacto ambiental dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Esta é uma ação simbólica que ajuda muita gente a repensar suas ações individuais e coletivas em relação ao meio ambiente", reforçou Tania Braga.

 

O interior do Maracanã, pouco antes do blecaute pela Hora do Planeta (Foto: Rio 2016/ Roberto Rangel)

 

O Museu do Amanhã, os Arcos da Lapa, a Igreja da Penha e a Ponte Estaiada da Barra da Tijuca foram outros pontos importantes da cidade-sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016 a aderir à campanha. Ao longo do Brasil, mais de 500 monumentos e edifícios foram apagados durante a Hora do Planeta - entre eles, o Elevador Lacerda, em Salvador, e a Fonte Luminosa, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.