'Manual do Torcedor [Rugby]': 5 dicas para fazer bonito nas arquibancadas do Rio 2016
Atletas, especialistas e fanáticos contam o que é preciso para torcer 'sem medo de ser feliz' nos Jogos Olímpicos
Atletas, especialistas e fanáticos contam o que é preciso para torcer 'sem medo de ser feliz' nos Jogos Olímpicos
Torcedores fantasiados fazem da arquibancada do rugby diversão garantida (Getty Images/Hagen Hopkins)
Texto: Patricia da Matta
Imagine a situação: você comprou ingressos para assistir às partidas de rugby sevens nos Jogos Olímpicos, mas não conhece as principais seleções, nunca ouviu falar em 'try' e vai parecer um ‘peixe fora d’agua’ na arquibancada. Ficou preocupado? Não precisa. Rio2016.com listou cinco dicas infalíveis para não passar vergonha e curtir como torcedor fanático o esporte que é a grande novidade do programa de competições dos Jogos Olímpicos.
Siga as dicas que atletas, torcedores e especialistas deram durante o Campeonato Internacional de Rugby Feminino, evento-teste para o Rio 2016.
Ingressos para as disputas Olímpicas do rugby no Rio 2016 a partir de R$ 60
Sete jogadores de cada lado e uma única missão: levar a bola ao fundo do campo adversário. Lembrou do pique bandeira? A ideia é essa mesma, só que com muito mais técnica e algumas regras básicas, como a de somente passar a bola para trás, ainda que se ande para a frente. As jogadas mais populares são o tackle (quando um jogador impede o avanço do oponente agarrando suas pernas), o scrum (agrupamento entre as duas equipes pela posse da bola) e o try (o gol do rugby).
Ficou confuso? Tire suas dúvidas no nosso infográfico (clique para abrir):
Assistir a uma partida da Nova Zelândia e não saber o que é a 'haka' certamente vai prejudicar a sua experiência. Uma dica infalível é pesquisar rapidamente as equipes que entram em campo: seu histórico de títulos, melhores jogadoras e pontos fracos.
Nada de torcida dividida por time. Assim como os atletas em campo, na arquibancada do rugby, fica todo mundo junto e misturado.

Outro ponto que tem tudo para fazer sucesso no Brasil é o traje típico do torcedor de rugby. Assim como nos dias de folia carioca, o público colore o estádio com fantasias de todos os tipos. Vale pintar o rosto, usar peruca e caprichar nos acessórios.
O barulho da torcida dita o ritmo da partida no rugby, impulsionando os atletas para avançar mais e mais no campo adversário. É o que afirmaram as atletas da seleção brasileira de rugby após vencerem seu 11º título sulamericano em Deodoro. Por isso, prepare seu grito de guerra e torça muito nos Jogos Rio 2016.