Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Manaus assina contrato para participar do torneio de futebol dos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Serão realizadas seis partidas na Arena da Amazônia. Já estão abertas as inscrições para voluntários que quiserem contribuir na organização das atividades na capital amazonense

Manaus assina contrato para participar do torneio de futebol dos Jogos Rio 2016

Vinicius visita Arena da Amazônia, que terá confrontos do futebol masculino e feminino nos Jogos (Joel Arthus/Secom Manaus)

O contrato de Manaus com o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 para a realização de seis partidas do torneio de futebol na cidade foi assinado nesta quinta-feira (6) pelo governador de Amazonas, José Melo, e o prefeito, Arthur Neto, em evento no Teatro Amazonas. Com a confirmação da capital amazonense nas competições oficiais serão colocados em ação dois programas para voluntários (o Programa de Voluntários Rio 2016 e o Ajuri – Voluntários da Amazônia), além do programa de educação do Comitê, o Transforma.

Manaus receberá seis jogos do torneio de futebol Olímpico – quatro do masculino e dois do torneio feminino. As partidas serão em rodadas duplas na Arena da Amazônia nos dias 4, 7 e 9 de agosto de 2016. A festa das torcidas irá acontecer também em dois Live Sites, espaços projetados na Ponta Negra e no Largo São Sebastião para que turistas e moradores acompanhem as competições. Será fundamental a ajuda de voluntários para que tudo funcione adequadamente.

O Programa de Voluntários Rio 2016 selecionará candidatos para o atendimento exclusivo dos atletas e da família Olímpica na Arena da Amazônia, centros de treinamento, além de aeroporto e hotéis. Serão nove áreas de atuação: atendimento ao público, apoio operacional, produção de cerimônias, transportes, esportes, serviços de saúde, imprensa e comunicação, protocolo e idiomas, e tecnologia. As inscrições para o voluntariado em Manaus foram abertas nesta quinta-feira (6) e serão encerradas em 13 de setembro. Os interessados podem acessar o site www.rio2016.com/voluntarios.

Vinicius é recebido com alegria pelos estudantes. Programa de Educação do Rio 2016 atuará em 100 escolas de Manaus

O outro programa de voluntários, o Ajuri – Voluntários da Amazônia, foi criado com o objetivo de estimular a população local a participar das atividades relativas aos Jogos. As inscrições serão realizadas de 16 de novembro a 31 de dezembro por meio do site que Estado e Prefeitura estão desenvolvendo para a divulgação dos Jogos Rio 2016. Os voluntários atuarão nas áreas de atendimento e informação; apoio operacional; imprensa, comunicação e idiomas no entorno da Arena da Amazônia; aeroporto; Live Site, Centro Aberto de Mídia e Casa do Voluntário. Ajuri é um termo regional que quer dizer ajuntamento, reunião, mutirão de pessoas para um trabalho comunitário.

Não menos importante será a atuação do Transforma - programa de Educação do Comitê Rio 2016 que atuará em parceria com o Governo do Amazonas e a Prefeitura para apresentar novas modalidades esportivas a professores e alunos da rede estadual de ensino - em Manaus. O programa vai atuar de forma presencial em 100 escolas (50 municipais e 50 estaduais), levando oficinas de capacitação esportivas para professores de educação física. Também serão realizados oito festivais em Manaus para promover o primeiro contato da população com esportes Olímpicos e Paralímpicos pouco praticados no Brasil, como badminton e goalball.