O contrato de Manaus com o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 para a realização de seis partidas do torneio de futebol na cidade foi assinado nesta quinta-feira (6) pelo governador de Amazonas, José Melo, e o prefeito, Arthur Neto, em evento no Teatro Amazonas. Com a confirmação da capital amazonense nas competições oficiais serão colocados em ação dois programas para voluntários (o Programa de Voluntários Rio 2016 e o Ajuri – Voluntários da Amazônia), além do programa de educação do Comitê, o Transforma.
Manaus receberá seis jogos do torneio de futebol Olímpico – quatro do masculino e dois do torneio feminino. As partidas serão em rodadas duplas na Arena da Amazônia nos dias 4, 7 e 9 de agosto de 2016. A festa das torcidas irá acontecer também em dois Live Sites, espaços projetados na Ponta Negra e no Largo São Sebastião para que turistas e moradores acompanhem as competições. Será fundamental a ajuda de voluntários para que tudo funcione adequadamente.
O Programa de Voluntários Rio 2016 selecionará candidatos para o atendimento exclusivo dos atletas e da família Olímpica na Arena da Amazônia, centros de treinamento, além de aeroporto e hotéis. Serão nove áreas de atuação: atendimento ao público, apoio operacional, produção de cerimônias, transportes, esportes, serviços de saúde, imprensa e comunicação, protocolo e idiomas, e tecnologia. As inscrições para o voluntariado em Manaus foram abertas nesta quinta-feira (6) e serão encerradas em 13 de setembro. Os interessados podem acessar o site www.rio2016.com/voluntarios.
Vinicius é recebido com alegria pelos estudantes. Programa de Educação do Rio 2016 atuará em 100 escolas de Manaus
O outro programa de voluntários, o Ajuri – Voluntários da Amazônia, foi criado com o objetivo de estimular a população local a participar das atividades relativas aos Jogos. As inscrições serão realizadas de 16 de novembro a 31 de dezembro por meio do site que Estado e Prefeitura estão desenvolvendo para a divulgação dos Jogos Rio 2016. Os voluntários atuarão nas áreas de atendimento e informação; apoio operacional; imprensa, comunicação e idiomas no entorno da Arena da Amazônia; aeroporto; Live Site, Centro Aberto de Mídia e Casa do Voluntário. Ajuri é um termo regional que quer dizer ajuntamento, reunião, mutirão de pessoas para um trabalho comunitário.
Não menos importante será a atuação do Transforma - programa de Educação do Comitê Rio 2016 que atuará em parceria com o Governo do Amazonas e a Prefeitura para apresentar novas modalidades esportivas a professores e alunos da rede estadual de ensino - em Manaus. O programa vai atuar de forma presencial em 100 escolas (50 municipais e 50 estaduais), levando oficinas de capacitação esportivas para professores de educação física. Também serão realizados oito festivais em Manaus para promover o primeiro contato da população com esportes Olímpicos e Paralímpicos pouco praticados no Brasil, como badminton e goalball.