Levantamento de peso tem dois recordes quebrados e decisão por peso corporal
Na categoria até 77kg do masculino, cazaque Nijat Rahimov superou chinês Xiaojun Lyu
Na categoria até 77kg do masculino, cazaque Nijat Rahimov superou chinês Xiaojun Lyu
Cazaque Nijat Rahimov salta para comemorar o ouro Olímpico no levantamento de peso (Foto: Getty Images/Julian Finney)
Não faltou equilíbrio na decisão da categoria até 77kg do masculino no levantamento de peso. Em uma disputa emocionante, e literalmente decidida nos detalhes, Nijat Rahimov, do Cazaquistão, e Xiaojun Lyu, da China, quebraram recordes mundiais e ergueram a mesma carga no Pavilhão 2 do Riocentro. O ouro ficou com o europeu, por conta de sua menor massa corporal. No feminino, o título da categoria até 69kg foi para a chinesa Yanmei Xiang.
Atual campeão mundial, Rahimov ergueu 319kg (165kg no arranco e 214kg no arremesso) e bateu o recorde mundial do arremesso. Lyu, por sua vez, levantou a mesma carga, com 177kg no arranco, também derrubando o recorde mundial, e 202kg no arremesso. O bronze foi para Mohamed Mahmoud, do Egito, com a marca de 361kg (165kg no arranco e 196kg no arremesso).
“Esse sentimento é incrível. O Cazaquistão esteve ameaçado de nem vir aos Jogos. Treinei muito nos últimos dois anos, no Azerbaijão e no Cazaquistão”, disse o vencedor.
Chinesa Yanmei Xiang em ação no Pavilhão 2 do Riocentro (Foto: Getty Images/Julian Finney)
No feminino, Xiang, estreante nos Jogos Olímpicos, levou o ouro com a marca de 261kg (116kg no arranco e 145kg no arremesso). A prata foi para Zhazira Zhapparkul, do Cazaquistão, que ergueu dois quilos a menos (115kg no arranco e 144kg no arremesso). A egípcia Sara Ahmed completou o pódio com 255kg levantados (112kg + 143kg).
“Toda competição nova é uma experiência ótima para os atletas. Gostei muito do clima dos Jogos”, resumiu a chinesa.
O calendário do levantamento de peso terá um dia de intervalo nesta quinta (11). As disputas serão retomadas na sexta (12), com as categorias até 75kg do feminino e até 85kg do masculino.