Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download Gratuito
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Ou
Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade

Legado Rio 2016: inauguração da Arena Carioca 3 marca contagem regressiva de seis meses para os Jogos Paralímpicos

Por Rio 2016

Após os Jogos, a instalação passa a funcionar como o Ginásio Experimental Olímpico e deve atender 9.500 estudantes por mês

Legado Rio 2016: inauguração da Arena Carioca 3 marca contagem regressiva de seis meses para os Jogos Paralímpicos

A Arena Carioca 3 fica no Parque Olímpico da Barra da Tijuca (Beth Santos/Prefeitura do Rio)

"A atmosfera aqui é incrível. Já dá para sentir a energia das arquibancadas. Imagina quando estiver lotada"

Williams Araújo, judoca da seleção brasileira e líder do ranking mundial na categoria +100kg, promete ser um dos grandes nomes do Jogos Paralímpicos. Deficiente visual, ele ficou encantado com a atmosfera da nova Arena Carioca 3. A casa do judô Paralímpico - e do taekwondo e da esgrima Olímpicos - nos Jogos Rio 2016 foi inaugurada neste domingo (6) para marcar a contagem regressiva de seis meses para os Jogos Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro.
 

"Com certeza serão os Jogos Paralímpicos mais emocionantes da história"

Williams Araújo, líder do ranking mundial de judô Paralímpico na categoria +100kg
 
Com o mesmo estilo da Arena Carioca 1, a instalação fechada - que tem 10 mil assentos e segue o look de degradê que vai do verde claro ao azul escuro - oferece um clima de caldeirão para espectadores e atletas e foi projetada para atender as estrelas dos Jogos Paralímpicos com acessibilidade. "É bem espaçosa aqui dentro. Pude me locomover aqui com facilidade", diz a judoca Karla Cardoso, que também participou da inauguração, ao lado de Williams e Roberto Julian.
 
O judô Paralímpico será um dos esportes da Arena Carioca 3 nos Jogos Rio 2016 (Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio)
 
Duas rampas com piso antiderrapante dão acesso às arquibancadas, com assentos especiais e reservados a pessoas com deficiência. Dentro da arena, banheiros adaptados tanto para atletas como para torcedores garantem acessibilidade e conforto a pessoas com mobilidade reduzida. 
 
Os judocas e atletas do taekwondo presentes na inauguração foram os primeiros a realizar golpes na nova arena, mas a estreia em competições oficiais será dos esgrimistas. Entre os dias 23 e 27 de abril, a Arena Carioca 3 recebe as finais do Rio Grand Prix de Espada & Campeonato Mundial de Esgrima, evento-teste da modalidade.
 
A Arena Carioca 3 tem capacidade para 10 mil torcedores, garantindo o clima de "caldeirão" para os Jogos (Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio)

 

Já pensou em estudar onde campeões Olímpicos e Paralímpicos foram consagrados?

Depois dos Jogos Paralímpicos, o clima será outro: a instalação se transforma no Ginásio Olímpico Experimental (GEO), escola com método de ensino voltado para a prática esportiva. Com 24 salas de aula e laboratórios de Ciência e Mídias, o GEO atenderá estudantes em horário integral.
 
"Eu me sentiria muito importante estudando no lugar dos Jogos", disse Alice Foggi. A carioca de 12 anos foi uma dos 80 estudantes da rede pública do Rio de Janeiro que participaram da inauguração da arena, no evento em que o prefeito Eduardo Paes abriu a instalação ao lado de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016. "Estudar assim é muito bom, é uma forma diferente de aprender duas coisas legais: as matérias e o esporte", completou Alice, que é praticante de luta Olímpica.
 
O esporte de Alice será um dos oferecidos na Arena Carioca 3 aos alunos do GEO e também a jovens inscritos em outros programas sociais. Badminton, judô, handebol, futsal, basquetebol, voleibol, tênis de mesa, tiro com arco e as ginásticas artística, rítmica e de trampolim deverão ser praticadas por 9.500 pessoas por mês na nova instalação.
 
Alunos da rede pública do Rio de Janeiro ajudaram a inaugurar a Arena Carioca 3 (Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio)

 

Ainda tem ingresso para acompanhar as competições Olímpicas e Paralímpicas na Arena Carioca 3. Esgrima, taekwondo ou judô Paralímpico? É só entrar no Portal de Ingressos, escolher seu esporte favorito e selecionar a sessão que deseja.