Lenda do basquetebol dos Estados Unidos, Kobe Bryant manifestou pela primeira vez seu desejo de participar dos Jogos Rio 2016. Se convocado, o atleta poderá fazer parte do time norte-americano que vai lutar pela terceira medalha de ouro consecutiva. Ele estava nas equipes que venceram os Jogos Pequim 2008 e Londres 2012.
Bryant, que fará 38 anos dois dias antes da partida decisiva do basquetebol na Arena Carioca 1, disse anteriormente que não faria parte do time que viria para o Rio 2016. Existiam especulações de que o astro poderia anunciar a aposentadoria ao fim da temporada 2015/2016 da NBA, depois de 20 anos defendendo o Los Angeles Lakers.
No entanto, o presidente da USA Basketbal, Jerry Colangelo revelou em agosto que estava negociando com Bryant sobre a possibilidade de uma despedida de ouro no Brasil. Agora, Bryant declarou sua vontade de entrar em quadra nos Jogos do Rio.
“Eu gostaria de jogar”, disse Bryant à Associated Press. “Eu acho que seria incrível. Uma linda experiência. Eu sinto que poderia agregar valor em uma perspectiva de liderança e em perspectiva de defesa. Eu ainda posso me movimentar extremamente bem defensivamente”.

Bryant é marcado pelo espanhol Rudy Fernandez na decisão da medalha de ouro dos Jogos Londres 2012 (Foto: Getty Images/Harry How)
Atualmente Bryant, é o terceiro maior pontuador da história de NBA. Nunca um norte-americano da equipe masculina de basquetebol foi tricampeão Olímpico, fato que pode ser alcançado por Kobe - e também por Lebron James, Chris Paul e Carmelo Anthony, caso venham a ser convocados para o Rio 2016.
Melhor jogador da Copa do Mundo de basquetebol, Kyrie Irving sonha em defender os Estados Unidos nos Jogos Rio 2016
A USA Basketball pretende anunciar o time que virá para o Rio 2016 em junho, e Bryant disse que está ansioso para se deixar envolver mais uma vez pelo clima de camaradagem da equipe Olímpica. "Significa o mundo para mim estar perto desses caras", disse o astro do Lakers sobre os companheiros de quadra. "Acho que ser capaz de continuar o relacionamento que eu já tenho com meus colegas, falar e estar por perto para cada um, seria divertido".
No Rio para enfrentar o Flamengo, Victor Oladipo sonha voltar à cidade para os Jogos
O time dos Estados Unidos foi o primeiro a se classificar para o Rio 2016 quando ganhou a Copa do Mundo. De lá para cá, Austrália, Nigéria, Venezuela, Argentina, Espanha, Lituânia, e China garantiram vaga para os Jogos ao lado do Brasil, que vai atuar na qualidade de país anfitrião.

Bryant comemora os três pontos marcados contra a Austrália em Londres 2012 (Foto: Getty Images/Christian Petersen)